Gestão De Pessoas

A gestão de pessoas em uma organização é, na atualidade, elemento preponderante para investimento dos gestores, pois é na obtenção de profissionais qualificados e motivados que reside a garantia de resultados empresariais.

A adequação de perfis compatíveis com os desafios de uma organização competitiva significa a garantia de níveis de desempenho alinhados às necessidades motivacionais dos seus profissionais com vistas à prestação de serviços compatíveis com a expectativa dos seus clientes.

Disposta a enfrentar este desafio, a Dataprev promoveu, em 2001, diversas ações de modo a efetivar esta consciência na prática, por meio de iniciativas na direção do treinamento e desenvolvimento técnico, adequação do quadro funcional e adoção de política de reconhecimento e valorização internos, para as quais destacam-se:

Revisão do Plano de Cargos e Salários

Este projeto visa a elaboração de uma estrutura de remuneração que permita a Empresa atrair e manter o nível de motivação de profissionais especializados. Esta iniciativa, já iniciada em dezembro de 2001, tem previsão de conclusão em abril de 2002 para em seguida ser submetida aos orgãos autorizadores.

Contratação de novos Analistas

Esta ação viabilizou o preenchimento de necessidades de recursos humanos necessários ao funcionamento da Empresa, através de Concurso Público realizado pelo CESPE-UNB, no ano de 2001, que selecionou e aprovou candidatos para as unidades do Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo.

O concurso público foi para o preenchimento de 250 vagas de Analista de Tecnologia da Informação – Atividade Telemática, dividido em dois perfis: Perfil I – desenvolvimento e manutenção de sistemas – 186 vagas assim distribuídas: 29 para Brasília e 157 para o Rio de Janeiro. Perfil II – Infra-estrutura Tecnológica (redes, administração da produção e suporte básico) – 64 vagas assim distribuídas: 16 em Brasília, 40 no Rio de Janeiro e 8 em São Paulo.

Dos candidatos inscritos, 896 foram selecionados, 64 já foram contratados em 2001, sendo distribuídos 33 para o Rio de Janeiro, 25 para Brasília e 6 para São Paulo.

Programa de Incentivo a Instrutoria Interna

Por meio do Programa de Incentivo a Instrutoria Interna, foram capacitados 1.406 treinandos, cujo valor pago de incentivo foi de R$ 26.615,00 (vinte e seis mil, seiscentos e quinze reais). Se todos os eventos fossem contratados no mercado, o custo estimado seria de R$ 454.844,00 (quatrocentos e cinqüenta e quatro mil, oitocentos e quarenta e quatro reais), o que resultou numa economia de R$ 428.209,00 (quatrocentos e vinte e oito mil, duzentos e nove reais).

Por meio deste Programa, os profissionais da Dataprev capacitaram 2.728 funcionários do INSS, cujo valor pago de incentivo foi de R$ 35.230,00 (trinta e cinco mil, duzentos e trinta reais), com, a maioria dos cursos ministrados devidamente faturados.

Treinamento e Desenvolvimento

A Dataprev promoveu capacitação dos técnicos nas ferramentas ORACLE, LINUX, ASP, Internet, Sistemas Operacionais, encerrou a 1ª turma do MBA em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação, em dezembro de 2001, com a participação de 46 empregados das diversas áreas da Empresa.

No 4º trimestre de 2001 a Empresa iniciou o processo de capacitação de 40 empregados, designados pelas Diretorias, com a contratação da PUC, para treinamento no Desenvolvimento de Programas e Produtos para Educação à Distância. A partir de 2002, novas etapas estarão sendo definidas para viabilização do projeto.

Nos temas relacionados à Gestão Empresarial, registra-se a realização do Programa “Equipes em Transformação”, com a participação de aproximadamente 300 treinandos, direcionado principalmente aos Escritórios Estaduais da Dataprev. O objetivo deste programa é atender a uma demanda específica de cada equipe, para sanar dificuldades ou fortalecer valores, comportamentos pró-ativos.

Destaca-se ainda como atividades internas, o Ciclo de Palestras “Sempre às Sextas” com assuntos de interesse da Empresa.

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA-AR da Dataprev – Álvaro Rodrigues – Dentro das ações que ocorreram ao longo do exercício 2001 referente à qualidade de vida no ambiente de trabalho, destacamos as Semanas Internas de Prevenção de Acidentes – SIPAT’S que aconteceram no segundo semestre em diversos estados da federação quando foram realizadas palestras e exposições de sensibilização sobre os temas estresse, auto-estima, prevenção de doenças, segurança pública e espiritualidade nas Empresas.

Sistema de Acompanhamento Funcional – SAF

Este sistema visa propiciar ao corpo gerencial e de empregados a melhoria dos programas de capacitação e dos serviços realizados pela Empresa, a satisfação, motivação e comprometimento dos empregados.

Para tanto, foram definidos 13 fatores de avaliação que visam identificar os principais aspectos comportamentais do empregado relativos a atuação no trabalho, e que influenciam diretamente no desenvolvimento e resultados do indivíduo e da equipe. São estes os fatores: administração de pessoal; atitude; capacidade técnica; comunicação; colaboração; iniciativa; interesse; negociação; planejamento, relacionamento interpessoal, responsabilidade; resultados alcançados e tomada de decisão.

As avaliações têm periodicidade semestral para fins de aculturação do processo na Empresa. Em junho de 2001, foi concluída a 1ª avaliação com 2.796 avaliados. Em outubro de 2001, foi iniciado o ciclo da 2ª avaliação com 2.063 avaliados.

Todo empregado tem direito ao acesso irrestrito às suas informações, sendo disponibilizados previamente os critérios e posteriormente os resultados das avaliações.

Sistema de Frequência Eletrônica – Dataponto

No 1º semestre de 2001, iniciou-se os testes para implementação do Sistema de Frequência Eletrônica nos estados RJ, SP, e DF; além dos benefícios para a administração do processo, a medida também atende um anseio dos empregados com a eliminação do cartão de ponto nestes estados e que, posteriormente, será estendida as demais unidades da Empresa.

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