Goste-se!

“O homem vale tanto quanto o valor que dá a si próprio.”. (François Rabelais)

Uma canção do compositor Peninha, interpretada por Caetano Veloso, diz: “quando a gente ama é claro que a gente cuida”. A música refere-se a uma pessoa cara em nossa vida. E nem precisamos pensar em “alguém de fora”; podemos pensar sobre nós mesmos.

Nos livros de autoajuda, em textos motivacionais, nas psicoterapias, nas orientações de carreira, enfim, em inúmeros lugares encontramos o apelo: “para você gostar de alguém, primeiro goste de si próprio”. Se você ainda não experimentou essa máxima, faça o teste. É um fato.

E já que temos que, diariamente, viver bem conosco, vale a pena cuidar desse patrimônio. Ame a si próprio, aceite suas qualidades, perceba o que incomoda e evolua, caminhe adiante. Valorize-se!

– Na primeira oportunidade, compre aquele objeto que você tanto quer. E mande embrulhar para presente!

– Dançar ou exercitar-se melhora a disposição física, ajuda a manter a autoestima elevada e, de quebra, estimula a fazer novas amizades.

– Que tal mudar o corte de cabelo? Ou inventar um novo penteado? Vamos! Tente!

– Priorize sua saúde ao menos uma vez por ano. Faça exames periodicamente e cuide de seu “templo”.

– Nada melhor que um trabalho voluntário para valorizar a própria vida. Já experimentou?

– Gosta de plantas? Que tal fazer um jardim seco na sua casa? Basta escolher um cantinho, colocar algumas pedrinhas no chão e enchê-lo de vasos. Ah! Conversar com plantas também é muito bom… para elas também.

– A grana está curta? Falta inspiração para passeios? O pôr do sol é uma ótima pedida. Além de ser um colírio para os olhos ajuda a meditação. Você vai fazê-la sem perceber.

– Lembre-se de sua criança interior. Não é preciso ser sério 24 horas por dia. Aliás, nem é recomendável.

Aproveite. A hora é agora.             Izabel Failde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *