Habilidades de Tratamento e Organização – Dicas De Comunicação Em Público

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Prefira a agenda escrita (ágil, fácil de achar, manipular e ajuda a memorizar e você mantém centrado – atento – na comunicação gestual, auditiva e verbal com o cliente) do que a agenda eletrônica (vai tomar seu tempo e há necessidade de que você conecte teus sentidos no processo de busca e registro – fica deatento aos sinais do cliente)

Introduza noções básicas da comunicação de atitudes de valor:

Priorize a visita pessoal ao contato inicial por telefone.

Não sendo possível, o telefone. E este em relação ao e-mail. Lembre-se da regra, no telefone, “quem liga, desliga”.

O e-mail é o último da cadeia de comunicação de valor. Mas pode ser usado para complementar e enriquecer troca de informações.

Em alguns casos, o fax tem mais valor que o e-mail (assinatura, cópia fiel, etc).

Se o assunto é importante e de valor para você ou o cliente, use mix de contatos (pessoal depois telefone, ou vice-versa). Etc.

Na visita inicial escute primeiro, para falar depois.

Anote, sempre que possível. É impactante, dá resultado, impressiona e o principal, você depois não tem dúvida sobre pontos principais e não é preciso ligar para esclarecer.                          Sigmar Sabin – Professor e Aprendiz da vida – Fale comigo: sigmarsabin@bomdiahoje.com.br

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