Identifique As Competências Importantes Para O Sucesso De Qualquer Negócio

O Mapa de Competências (conhecimento, habilidade e atitude), a partir de sua reflexão, revela como está sua capacitação para conduzir um negócio. É simples, você segue as orientações para preenchê-lo e, no final, terá a visão daquilo que você domina e no que precisa se capacitar para ter sucesso.No Mapa são identificadas 22 competências consideradas importantes para o sucesso de qualquer negócio, independente do seu porte. Estas competências são mapeadas a partir de seu domínio, ou seja, o quanto você conhece delas e o quanto consegue usá-las, adequadamente, em sua rotina de trabalho.

O Mapa preenchido permite que você veja seu próprio desempenho e compare com o que está faltando para fazer uma boa gestão de seu negócio. Estimula você a saber exatamente em que competências é necessário se desenvolver e concentra sua visão no que é importante para ter sucesso.

É composto de três tipos de competências: técnicas, estratégicas e comportamentais. Abaixo está uma definição simples do que elas representam dentro do seu negócio.

Técnicas – competências que fazem parte da atividade operacional de seu negócio: produção,
processos, controles das finanças e dos materiais, vendas e distribuição. Enfim, todos os aspectos práticos do dia-a-dia.

Estratégicas – são competências referentes à sua visão sobre o mercado e tendências, e sobre as mudanças que impactam seu negócio. Diz respeito à forma como você explora as informações disponíveis no mercado sobre associativismo, análise e planejamento, gestão de pessoas, marketing e outros conhecimentos. Tem a ver com o modo como você pensa sobre seu negócio.

Comportamentais – competências que facilitam seu relacionamento com outros empreendimentos, com fornecedores e clientes. É a maneira de empreender, negociar e liderar pessoas e equipes. Essas competências estão ligadas à sua forma de ser e de interagir. Enfim, fazem parte de sua postura diante dos negócios e de seu comportamento como empreendedor.
O preenchimento do mapa é fácil. Você precisa compreender a graduação utilizada e a definição das 22 competências. A graduação é dividida em quatro itens:

Domínio avançado – quer dizer que você conhece bem e sabe usar a competência de forma ampla em seu negócio.

Domínio intermediário – significa que ainda existe como explorar mais a competência para tirar o máximo proveito dela.

Domínio básico – quer dizer que a utilização da competência ainda é tímida. Você tem que se utilizar mais dela para obter bons resultados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *