Jogo Do Blivet

Objetivo:Verificar problemas de ruídos e falta de clareza na comunicação. Demonstrar a importância da definição de um código comum de linguagem para que ocorra a comunicação efetiva. Discutir a Comunicação e não se ter apenas um critério em suas observações.

Material:dois conjuntos de quebra-cabeças com cores diferentes

Processo:O coordenador solicita dois voluntários. É pedido que um represente o fabricante do Blivet -que é um abridor de latas revolucionário  -e o outro, o gerente da fábrica que irá vender o produto para um cliente importantíssimo. No momento da reunião o Blivet cai e quebra e o gerente deverá remontá-lo através de informações  -via telefone-  dadas pelo fabricante. É solicitado que ambos fiquem de costas e comecem o trabalho.  No entanto, a tarefa fica complicada, pois a ligação telefônica está precária, além dos dois Objetivos terem cores diferentes. No desenrolar do exercício os outros integrantes do grupo observam o processo de comunicação. No final é analisado todo o exercício e as falhas, ruídos, clareza, utilização de um mesmo código, aspectos que prejudicaram a solução do problema apresentado.

Um gerente de uma firma inventa um abridor de embalagem plástica. O gerente é convocado para uma reunião e precisa viajar. Ele chama um assistente, explica o seu novo produto e pede a ele que apresente ao diretor da empresa.  No momento da apresentação o assistente cair e ele desmonta. A telefonista algumas vezes interrompe a comunicação (neste momento só uma das pessoas fala e a outra não pode responder. Depois inverte e só a outra pessoa pode falar).

Nesta tarefa é importante não se prender a apenas um critério, pois não haverá como montar o produto. É importante colocar-se no lugar do outro. A comunicação é prejudicada quando não nos colocamos no lugar do outro, ficamos centrados no nosso ponto de vista e não verificamos se estamos sendo entendidos.

Interrupção:  Não prejudica, mas tenta ajudar no sentido que a pessoa tem que prestar atenção no que está sendo dito.  Pode propiciar uma recapitulação do que está sendo feito – questão do feedbeck – dar o retorno (o que se está compreendendo do que o outro está falando).  Propicia o ouvir e dar retorno.  Dizer o Objetivo e tê-lo claro, aonde vamos chegar, hierarquia pode prejudicar, não havendo descontração na comunicação.  Interesse na comunicação –estabelecer um código comum, pode alterar o processo de comunicação.  Verificar se a comunicação foi feita.  Não pode centrar-se num único ponto de vista.

Metalinguagem – é o trabalho sobre a própria palavra -dar significados comuns verificar se as palavras estão sendo entendidas e com os mesmos parâmetros.   É importante no atendimento se evitar barreiras na comunicação (ruídos).  Para combater preconceitos, e outros problemas da comunicação somente através da empatia.  Comunicar-se é fundamental.  Aspectos importantes da  comunicação no atendimento:  ter interesse na comunicação, usar linguagem adequada, clara e Objetivo, saber ouvir, dar retorno – feedback, preocupar-se com a correta compreensão da mensagem, envolver-se na solução do problema, praticar a empatia, desfazer o jogo, fazer perguntas, verificar que entendeu a mensagem.

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