Jogos Cooperativos

Valores Humanos como: União do grupo em torno de um objetivo comum; Respeito pela dignidade das duas funções (arremessadores e recolhedores) no todo do grupo; Comunicação para delineamento de estratégias; Flexibilidade e Abertura nas discussões; Criatividade para a construção de estratégias satisfatórias; Disponibilidade e Coragem para vencer desafios e ir além do imaginado; Honestidade e Ética no cumprimento das regras. Alegria e Entusiasmo pela brincadeira do grupo (diversão entre erros e acertos); Harmonia na busca do ritmo grupal; Parceria e Respeito para caminhar junto com o outro. Responsabilidade para agir de maneira consciente de acordo com o objetivo do grupo; Responsabilidade para agir de maneira consciente de acordo com o objetivo do grupo; Liberdade para trabalhar o desapego de regras anteriores e oferecer espaço para a Criatividade e Disponibilidade para o novo; Parceria entre os jogadores para atingirem um objetivo comum. Desafio comum: percepção clara de interdependência na busca do sucesso. Trabalho em equipe: a importância de equilibrarmos nossas ações e harmonizarmos o ritmo do grupo. Comunicação: importância do diálogo na escolha da melhor estratégia para continuar jogando. Respeito: pelas diferenças possíveis de encontrarmos em um grupo como: tipo físico, idade e diferença de opiniões. Persistência: na afinação do grupo e na importância de manter o foco no objetivo. Alegria: este também é um jogo para rir muito, a própria situação em que o jogo acontece já nos inspira à rir.   Respeito para com a opinião do outro; Comunicação para a resolução dos conflitos; Flexibilidade e abertura para ouvir o outro e entendê-lo; Não violência para que os conflitos possam ser resolvidos de maneira pacífica; Ética para encontrar a solução melhor para o grupo e não só para si.

Esta dinâmica tem o propósito de descontrair, desbloqueando e estimulando a criatividade das pessoas e do grupo, por gerar oportunidades para a flexibilidade e originalidade dos participantes, também busca a melhoria na comunicação entre os participantes e cria um ambiente lúdico e saudável.

Comunicação para encontrar uma estratégia coletiva orientada para a solução de um problema.

Compreensão dos problemas do meio ambiente e sua inter-relação com a nossa vida.

Respeito com as decisões dos outros.

Paciência para aceitar os erros e limitações pessoais dos companheiros.

Trabalho em equipe para superar um desafio comum.

Desenvolver o espírito de organização e interação de uma equipe, de forma a produzir desde o projeto do caminho que será construído, até a programação das etapas do trabalho. Serão desenvolvidos as seguintes competências:

-Comunicação
-Liderança
-Planejamento
-Criatividade
-Julgamento
-Espírito crítico
-Visão do todo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *