Juízo

Objetivo: Refletir sobre temas e situações conflitantes. Proporciona discussões sobre um problema no qual se apresentam argumentos a favor e contra.

O grupo irá discutir um problema/tema como se estivesse em um julgamento. Nomeiam-se três pessoas que servirão de jurados. Os demais participantes do grupo são divididos em dois subgrupos, um de acusação e outro de defesa. O subgrupo de acusação levanta argumentos contrários que serão apresentados ao júri. O subgrupo de defesa levanta argumentos favoráveis que serão apresentados ao júri. Inicia-se o julgamento.

Um representante de cada subgrupo expõe seus argumentos em tempo breve, previamente acertado com todo o grupo (sugere-se um tempo máximo de um minuto). O número de vezes de intervenção da defesa e da acusação também deve ser previamente combinado, porém tanto defesa quanto acusação deverá intervir mais de uma vez.

Suspende-se a sessão por alguns minutos. O júri resume o mais importante do que foi apresentado.

E Os subgrupos deixam de ser acusação e defesa e o grupo discute o tema como um todo, procurando chegar a um acordo ou então levantando questões sobre o problema/tema.

Observações: Pode-se variar a dinâmica propondo uma inversão de papéis (o subgrupo de acusação passa a defender e o de defesa passa a acusar).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *