Lembre-se Da Importância Das Pequenas Coisas

1

Responda uma coisa importante: o que realmente deve ocupar lugar em nossa vida em primeiro plano?

Eu acredito que devam ser as coisas importantes como: crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional, nossa espiritualidade, a família, os amigos, a atualização intelectual ou educação.

Depois que você conseguiu isso que você vai se preocupar com as coisas pequenas.

Por isso que me sinto muito feliz quando encontro pessoas dispostas a dividir seus conhecimentos e experiências comigo. Com as quais posso compartilhar as minhas também.

Há um ditado chinês que diz que se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um carregando um pão e, ao se encontrarem, eles trocarem os pães, cada homem irá embora com um.

Porém, se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um carregando uma ideia e, ao se encontrarem, trocarem as ideias, cada homem irá embora com duas.

Sempre que possível, troque ideias. Elas esclarecem, acrescentam, ajudam, evoluem. Ainda que você não precise, servirão para o outro.

Para ilustrar, vou contar uma pequena história:

Certa vez um professor de ciências queria demonstrar um conceito aos alunos. Ele pegou um vaso de boca larga e colocou algumas pedras grandes dentro.

Então perguntou a classe:

– Está cheio?

Todos responderam que sim.

Então ele pegou um balde com pedrinhas e despejou dentro do vaso. Os pequenos pedregulhos se alojaram nos espaços vazios entre as rochas grandes.

Então perguntou aos alunos:

– E agora, está cheio?

Desta vez alguns estavam hesitantes, mas a maioria respondeu que Sim!

O professor então levantou uma lata de areia e começou a derramar areia dentro do vaso. A areia então preencheu os espaços entre os pedregulhos.

Pela terceira vez o professor perguntou:

– Então, está cheio?

Agora a maioria dos alunos estava receosa, mas novamente muitos responderam:

– Sim

O professor então mandou buscar um jarro de água e derramou dentro do vaso. A água saturou a areia.

Neste ponto, o professor perguntou para a classe:

– Qual o objetivo desta demonstração?

Um jovem e brilhante aluno levantou a mão e respondeu:

– Não importa quanto a “agenda” da vida de alguém esteja cheia, ele sempre conseguirá “espremer” dentro mais coisas.

– Não – respondeu o professor

– O ponto é o seguinte:

– A menos que você coloque as pedras grandes em primeiro lugar dentro do vaso, nunca mais as conseguirá colocar lá dentro. As pedras grandes são as coisas importantes de sua vida: sua espiritualidade, sua família, namorado(a), seus amigos(as), seu crescimento pessoal e profissional.

Se você preencher sua vida somente com coisas pequenas, as coisas realmente importantes nunca terão tempo, nem espaço em suas vidas.

O que você achou dessa experiência?

Vamos aproveitar o dia de hoje para preencher nossa vida com as pedras grandes e deixar os pedregulhos e a areia para outros momentos. Sigmar Sabin Palestrante, Escritor, Professor e Aprendiz da vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *