Liderança e Comunicação

A comunicação tem aplicação em todas as funções administrativas, mas é principalmente importante na função de direção, já que representa um intercâmbio de pensamento e de informações para oferecer compreensão mútua e confiança, além de boas relações humanas. A comunicação envolve troca de fatos, idéias, opiniões ou emoções entre duas ou mais pessoas, sendo também definida como inter-relações por meio de palavras, letras, símbolos ou mensagens e como um meio para o participante de uma organização compartilhar significado e compreensão com o outro.

Toda comunicação envolve transações entre as pessoas. A comunicação é um processo de passar informação e compreensão de uma pessoa para outra.

Embora seja vista como transmissão de informações de uma pessoa para outra para criar compreensão mútua e confiança, basicamente a comunicação é uma pergunta ou intercâmbio de informações que precisam ser transmitidas e compreendidas dentro da empresa.

O processo de comunicação envolve, no mínimo duas pessoas ou grupos o remetente ( fonte) e o destino ( recebedor ), isto é, o que envia a comunicação eo9 que a recebe. O conteúdo da comunicação é geralmente uma mensagem e o seu objetivo é a compreensão da parte de quem a recebe. A comunicação somente ocorre quando o destino ( a pessoa que a recebe ) a compreende ou interpreta. Se a mensagem não chega ao destino, a comunicação não se efetiva. Entre os participantes do processo de comunicação ( fonte e destino, a mensagem passa por oito etapas:

Ideação:

O remetente ( fonte ) cria uma idéia ou escolhe algum fato para comunicar. Constitui a base da mensagem.

Codificação:

O remetente organiza sua idéia através de uma série de símbolos ou códigos pelos quais pretende comunicar a outras pessoas ( destino ).

Transmissão:

É a etapa em que a mensagem é transmitida ou remetida através de algum canal (transmissor).

Canal:

É o espaço situado entre o transmissor e o receptor, que geralmente constituem dois pontos distantes.

Recepção:

É a etapa na qual o receptor sintoniza a mensagem no canal e a capta para então decodifica-la.

Decodificação :

É a etapa através da qual o recebedor (destino) procura interpretar o significado dos símbolos ou códigos empregados para transmitir a mensagem.

Ação:

Finalmente o recebedor age ou responde de alguma forma à mensagem recebida.

Ruído:

O ruído consiste em interferências estranhas à mensagem tornando a comunicação menos eficaz. Significa todo e qualquer distúrbio ou barulho indesejável. Em todo processo de comunicação, sempre está presente algum grau de ruído.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *