Marketing – A Grande Chance

Estes quatro anúncios que eu selecionei para mostrar para você foram publicados na revista Eu Sei Tudo, de junho de 1944. A curiosidade em torno deles é dupla. Primeiro pela promessa dos anunciantes – cursos por correspondência – de garantir futuro, fortuna e riqueza para quem tivesse uma profissão moderna. Depois chama a atenção quais eram essas profissões: eletrotécnicos, radiotécnicos, guarda-livros, costureiras.
Algumas quase nem mais existem, outras estão longe de representarem o sucesso pessoal que os anúncios prometem. São profissões dignas e necessárias, mas dificilmente asseguram fortuna, como pode ser lido em um deles. O texto remete a um tempo perdido no passado: “satisfaça sua ambição, torne-se um radiotécnico!”
O conceituado Instituto Monitor oferece como brinde um kit para montagem de um “maravilhoso” rádio de 8 válvulas, ao mesmo tempo um jogo completo de ferramentas onde se pode ver uma magnífica furadeira manual. No item ferramentas para eletrotécnico é possível ver um martelo, mostrando que os delicados e miniaturizados componentes de hoje eram ainda um sonho. Como se vê a julgar pelo anúncios, em 1944 a fama e a fortuna se alcançavam fazendo cursos profissionalizantes, não participando da Casa dos Artistas.
APRENDA POR CORRESPONDÊNCIA A RENDOSA PROFISSÃO DE ELETRO-TÉCNICO
Estude nas horas de folga em sua casa pelo meio prático da maior escola do Brasil. Duração do curso: 25 semanas.
MENSALIDADE SUAVÍSSIMAS.
MANDE HOJE MESMO O COUPOM ABAIXO
INSTITUTO RÁDIO TÉCNICO MONITOR
RUA AURORA, 1021
CAIXA 1793 – SÃO PAULO
Sr. Diretor: Solicito enviar-me GRÁTIS, SEM COMPROMISSO, seu folheto com instruções como alcançar a ???? estudando Eletro-Técnica.
Nome:……………………………………………………………………………
Rua:…………………………………………………………………..Nº………
Cidade: ………………………………………………………………………….
Estado: …………………………………………………….. E.F. …………….V. S. receberá GRÁTIS durante os seus estudos um jogo completo de ferramentas
ASSEGURE O SEU FUTURO estudando CONTABILIDADE
Por correspondência em sua casa nas horas de folga. Em apenas 25 semanas V.S. estará habilitado a ganhar melhores ordenados no comércio, como perito guarda-livros. É um curso rápido e prático, ao alcance de todas as bolsas.
ENVIE-NOS HOJE MESMO O COUPON ABAIXO INSTITUTO UNIVERSAL BRASILEIRO, 390, CAIXA POSTAL 5058 – SÃO PAULO

Ilmo. Sr. Diretor: Peço enviar-me GRÁTIS E SEM COMPROMISSO o folheto com as instruções de “Como ganhar dinheiro com trabalhos de Contabilidade”.
Nome……………………………………………………………………………
Rua …………………………………………………………Nº………………..
Cidade…………………………………………………………………………..
Estado………………………………………………………E. F……………..

 

MARKETING – LULA VIEIRA – COMO É MESMO?
Estes dois anúncios podem parecer pura ficção para os mais jovens. O do Itamaraty, é de 1966 e o do Opala de 1970. Ambos publicados hoje causariam risos. Vejam o orgulho do Itamaraty em anunciar o ar-condicionado como opção. A novidade era tão grande que o anúncio faz questão de ressaltar as vantagens deste tipo de conforto. A existência de um ar-condicionado no automóvel garante até mesmo que não há risco de que a pele seja ressecada ou o penteado desfeito, como acontece quando as janelas estão abertas. Ou seja: a indústria não tinha certeza de que as pessoas sabiam qual a verdadeira razão de se instalar um aparelho desses. Já no anúncio do Opala 70 o grande destaque é para o desempenho esportivo do automóvel, apesar de sua aparência sóbria. Parece realmente estranho que um carro quatro portas, de desenho conservador, espere ser conhecido por sua “raça”. O estilo do texto denuncia sua idade: “Opala foi feito para esbanjar sua saúde todo dia e por muito tempo. Raça é raça.” A indústria automobilística brasileira já foi assim. Os consumidores algum dia já foram atraídos por novidades tão excitantes como o ar-condicionado.
RAÇA
Que você vê e reconhece. De perto ou de longe, estacionado ou zunindo serra acima. Raça. De onde vem tudo isso? Do potente motor Chevrolet que impulsiona o Opala. De seu torque abundante, extraordinário. E se você considera que a Chevrolet é só músculo, sem pêso morto, esta potência parece que aumenta, dá ao carro uma saúde invejável. Olímpica. Mas não pense que o Chevrolet Opala foi feito para correrias e corridas domingueiras. O Opala foi feito para esbanjar sua saúde todo o dia e por muito tempo. Raça é raça.
Êste é o Opala 3.800 De Luxo, 6 cilindros, 125 HP. Potência na medida de seu pêso, pêso na medida de seu conforto, que é para seis pessoas com tôda a bagagem no espaçoso porta-malas. Venha ver as novas côres sensacionais do Opala 70. Opicional, agora também com teto de vinil da fábrica. Vá a um Concessionário de Qualidade Chevrolet entre, prove, sinta o Opala 70. O modêlo 3.800 e o modêlo 2.500. Você vai dizer adeus ao seu carro de hoje e começar a vida nova com carro nôvo. Carro de qualidade Chevrolet, estilo Chevrolet, confôrto Chevrolet, desempenho Chevrolet.
É o Opala.
O carro certo.
O carro certíssimo.
Exclusivo: clima a seu gôsto.
Assim é o Nôvo e luxuoso interior do Itamaraty 67. Confôrto exclusivo, com ar condicionado* para você escolher a temperatura mais agradável.
Nem frio, nem calor, nem poeira incomodam os passageiros do Itamaraty 67. De janelas fechadas, não entra vento que resseca a pele e desfaz o penteado. Não entram ruídos.
Assim é o nôvo e luxuoso interior do Itamaraty 67: luxo, confôrto e silêncio. E como não é fácil contentar as pessoas de bom gôsto, o Itamaraty 67 – o carro brasileiro classe “A” – tem ainda outros itens de luxo, confôrto e inovação técnica. Nôvo motor de 3.000 cm3 de cilindrada e 132 HP – maior potência, mais velocidade, melhor desempenho. Nova grade, novas maçanetas, novas calotas, novas lanternas traseiras, painel totalmente reestilizado, nôvo volante, nôvo estofamento de couro legítimo, novas côres. Direção mais suave e obediente para manobras mais rápidas e cômodas. Tapetes de veludo, aplicações de Jacarandá na portas e no painel, luz de leitura com foco dirigível, capa de lã de rocha para absorver os ruídos do motor.
No Itamaraty 67 você controla o clima a seu gôsto. É o único que tem ar condicionado.
ITAMARATY 67
Produtos da Willys-Overland
Fabricante de veículos de alta qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *