Medos De Desafios

Categorias: confiança, Resolução de problemas e tomada de decisão

Objetivo: Demonstrar como as pessoas sentem-se inseguras diante de situações desconhecidas formando uma impressão negativa antes mesmo de procurar entendê-la.

Material: “Caixa de papelão pequena, 1 chocolate (ou outro doce), aparelho de som com uma música agitada para o fundo.

Desenrolar: O facilitador pede ao grupo, em pé, forme um circulo. Segura a caixa de papelão explicando ao grupo: “Estão vendo esta caixa? Dentro dela existe uma tarefa a ser cumprida. Vou colocar uma música e vocês irão passar a caixa de mão em mão como no jogo Batata Quente. Quando a música parar, aquele que ficar com a caixa terá que cumprir a tarefa sem reclamar, independente do que esteja escrito. Ninguém vai poder ajudar a pessoa na tarefa pois ela é individual”.

O facilitador coloca a música e inicia-se o giro da caixa. O facilitador deve estar de costas quando for parar a música para não ver com quem está a caixa. Quando a musica for interrompida aquele que ficou com a caixa terá que cumprir a tarefa. É interessante que o coordenador faça comentários do tipo: Você está preparado? Se não tiver coragem podemos fazer mais uma vez o giro da caixa.Depois de muito suspense quando finalmente a pessoa abrir a caixa encontrará a gostosa surpresa: o chocolate. O objetivo desta dinâmica é mostrar como somos inseguros diante de situações que possam representar perigo ou vergonha e que devemos aprender que podemos superar todos os desafios que são colocados à nossa frente. Por mais que tudo pareça desesperador, o novo desafio pode, ao final, se tornar uma feliz notícia. Também pode-se salientar como transformamos os desafios em problemas, quando na verdade eles devem ser encarados de frente para aprendamos com ele. Desafio é sinônimo de crescimento e oportunidade e não de problema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *