Missão – Feedback de Clientes Pós-serviços

Imagem 8

Uma das partes mais importantes do processo de venda de serviços profissionais é a reunião de feedback. É importante que você apresente os seus resultados para as pessoas mais importantes dentro do cliente, mas também é importante que você escute o que eles tem a dizer sobre o serviço que você entregou. E como sempre, você tem que estar preparado.
Antes da reunião, desenhe um questionário de perguntas que você pretende fazer ao cliente sobre o seu trabalho. Seria importante que o questionário tivesse dois tipos de perguntas. O primeiro tipo de perguntas deve ser sobre como melhorar o trabalho que você realizou. Exemplo, “Você indicaria os meus serviços para os seus melhores amigos?”, “Qual é melhor lembrança que você leva da nossa empresa?”. Você sabe mais do que ninguém onde é forte e onde você tem que melhorar. Esse é o momento de tirar as suas dúvidas.
O segundo tipo de perguntas que você poderia fazer ao cliente é sobre futuros negócios. O objetivo é descobrir o que eles pretendem fazer depois do que vocês fizeram juntos. Pergunte sobre os seus planos futuros, e procure descobrir quais são as áreas que eles precisarão de ajuda no futuro próximo. Demonstre que você quer ajudar independente de estar relacionado aquilo que você vende. Parte do trabalho de um profissional de verdade é ser uma fonte de recursos, mesmo quando os recursos não são os seus. Se for o caso, indique parceiros, colegas e produtos que possam ajudar o cliente em seus planos futuros. Não tente fazer de tudo.
Eu recomendo também que você contate o cliente algum tempo depois que o serviço foi entregue. A opinião e o feedback mudam com o passar do tempo. Ligue para o cliente, e pergunte por dúvidas que possam ter surgido depois que você entregou o que vocês combinaram. Eu te asseguro que o cliente terá muitas dúvidas, perguntas e necessidades que ele não tinha em mente quando você entregou o serviço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *