Mudança de Emprego: Que Atitudes Ajudam na Integração Com a Equipe?

1

Mesmo empolgado e feliz da vida por ter conseguido uma nova posição no mercado do trabalho – do jeito que você queria -, sempre dá aquele frio na barriga. Mas a emoção deve ser controlada, para que não seja passada uma má impressão logo de começo.

“O que a pessoa que entra, está chegando, tem que fazer é: muita observação, muito ouvido e pouca boca”, afirmou a consultora da DBM, Carmelina Nickel. Isso porque um primeiro passo para a integração é conhecer a cultura da nova empresa.

Uma dica bastante valiosa é observar a pessoa que está fazendo sua conexão com o novo ambiente corporativo. Aquela que tem lhe passado as novas atividades, apresentado as pessoas. Como ela age? Assim, você vai percebendo o que a empresa e as pessoas valorizam.

Departamentos

Num primeiro momento, você vai se integrar com as pessoas de seu departamento, o que é extremamente comum. “Aos poucos, vai participando de reuniões e conhecendo outras pessoas”, afirmou Carmelina. No começo, pode ser até mesmo mais interessante você focar em relacionamentos, conversas, do que querer somente “mostrar trabalho”.

Em posições sênior, Carmelina confessa que os relacionamentos são mais fáceis de serem formados. “A empresa ajuda mais”. Agora, no caso dos cargos júnior, é preciso ser mais amistoso, aceitando mais convites de integração: happy hour, almoços, festas de aniversário… “Se for convidado, vá, ou então vai virar um elemento estranho na empresa. Tem que mostrar que está inserido no grupo”.

Para o profissional de RH (recursos humanos), que às vezes é visto como aliado dos profissionais, mas em algumas ocasiões pode ser enxergado como um espião da empresa, a dica é chegar para cada departamento e questionar o que eles precisam. “Como está sendo atendido?”, disse a consultora, sobre o questionamento que o RH deve fazer, que o ajuda na integração.

Liderança

No caso de um profissional de liderança, cuja situação é bastante complicada, uma vez que ele pode ser visto como “alguém que entrou e já quer mandar!”, a integração é feita na base de muita conversa. Confira as atitudes para ajudar logo na mudança de emprego:

Avalie o ambiente de trabalho;

Faça reuniões;

Não tome nenhuma decisão precipitada, “como entrar na empresa e já demitir, já que vai ficar mal visto pelos colegas que ficaram”.

Fonte : Flávia Furlan Nunes – InfoMoney

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *