Não Deixe As Críticas Te Abaterem

1

Um Bom Dia começando com esse pensamento que escolhi hoje: “Ser pedra é fácil, o difícil é ser vidraça”, já dá panos pra manga, como num diz o dito popular.

O ponto fundamental que eu trago para reflexão é a famosa “Crítica Construtiva”. Você já deve ter ouvido muito falar sobre isso não é mesmo?

Para começar, toda critica é um julgamento, uma forma de apontar defeitos, de diminuir um objeto, uma obra, uma ação, ou uma pessoa.

Mesmo que venha da forma mais bem intencionada possível, ela vai colocar a outra pessoa numa posição de defensiva.

A pergunta que deixo para você, agora é: Você conhece alguém que em sã consciência critica a si mesmo, ou aceita abertamente ser criticado?

Todos nós ansiamos por natureza, um desejo imenso de aprovação, da mesma forma que tememos a condenação. Por causa dessa condição natural, muitas vezes deixamos de tomar algumas atitudes, deixamos de realizar certas tarefas, ou quando as fazemos, ficamos preocupados em dar o melhor resultado possível para que recebamos a devida compensação.

Funciona da mesma maneira, quando treinamos um animal e o recompensamos por seu bom comportamento, seu aprendizado é mais eficiente.

E isso também se aplica a nós seres humanos. Isso significa que a crítica não permite que ocorram mudanças significativas, como ainda gera ressentimentos.

Mas, por outro lado, como nós somos especialistas em criticar, tudo e todos que estão ao nosso alcance e mesmo aqueles que não podemos atingir!

Porém, é difícil ser a vidraça e receber as pedradas e resistir a elas.

Mas então, como podemos ajudar alguém a corrigir uma atitude, melhorar a si mesmo, como uma demonstração clara de amor à esta pessoa e não destruir um relacionamento ou uma amizade?

Precisamos concentrar nossa observação nas ações da pessoa, ver quanta coisa boa ela tem feito e elogiar essas ações. De forma sutil, usar uma linguagem amena, para mostrar-lhe que há grande importância em realizar essa ou aquela mudança, por que com isso ambos saem ganhando.

Isso é fácil de realizar? Claro que não!

Se fosse, todos nós estaríamos munidos de um manual de instruções, que o outro leria, faria os devidos ajustes para obter o resultado desejado.

Por outro lado, também precisamos nos esforçar, para que ao recebermos uma critica direta de alguém, possamos absorvê-la, sem levar isso única e exclusivamente para o lado pessoal, ainda transformar num modo de crescimento e aperfeiçoamento pessoal.       Sigmar Sabin

2 Responses to Não Deixe As Críticas Te Abaterem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *