Nosso Medo Mais Profundo

23

Às vezes somos tomados de um emaranhado de sentimentos, por vezes acompanhados de insegurança que não sabemos de onde vêm. Nestes momentos convém lembrar das palavras de Nelson Mandela em seu discurso como presidente da África do Sul:

“Nosso medo mais profundo não é o de sermos inadequados; nosso medo mais profundo é o de sermos poderosos além da medida.

É nossa luz, não nossa escuridão, o que mais nos assusta.

Nós nos perguntamos, “Quem sou eu para ser brilhante, interessante, talentoso e fabuloso?”

Na realidade, quem é você para não ser?

Você é um filho de Deus. Representar um pequeno papel, não serve ao mundo.

Não é nada iluminador encolher-se para permitir que outras pessoas a sua volta não se sintam inseguras.

Nascemos para manifestar a glória de Deus que está dentro de nós.

E quando deixamos a nossa própria luz brilhar, inconscientemente, damos as outras pessoas permissão para fazerem o mesmo.

Quando nos libertamos dos próprios medos, nossa presença, automaticamente, liberta os outros.”

Liberte-se de seus medos, acredite mais em você, tenha atitude de aprender sempre e lembre-se: existem velhos de 8 a 80 anos, são aqueles que pararam de aprender, por escolha própria, afinal, a omissão também é uma escolha. A atitude de aprender sempre é uma das maiores virtudes humanas, pois nada ocorre por acaso. Tudo ocorre por uma razão e um fim, e isso nos é precioso.

Não há fracasso. Há somente resultados, que podem ser positivos ou negativos, afinal, a semeadura é livre e a colheita é obrigatória. O que a maioria chama de acaso, sorte ou azar é conseqüência do exercício de seu poder de escolha ou livre arbítrio, como queiram chamar. Somos responsáveis! Estamos hoje nas situações e lugares que nós mesmos nos colocamos pelas nossas escolhas do passado. Estaremos amanhã nas situações e nos lugares aonde nossas escolhas de hoje nos levarem.

Tudo começa no pensamento. Não se veste uma roupa sem antes esta ter sido pensada. Não se tem sucesso antes de ser sonhado, planejado, desejado, como o ar que se respira, e colocado em prática através de atitudes condizentes com o resultado almejado. Como nos apresenta Aristóteles: “somos uma conseqüência do que fazemos repetidamente. a excelência, então, não é um ato, mas um hábito.”

Na verdade formamos nossos hábitos, depois nossos hábitos determinam nosso caráter, nossa maneira de estar na vida e esta determina nossos resultados, que nos levam ao nosso destino criado por nós mesmos. Às vezes parece mais fácil se manter colado na cadeira e reclamar da vida, mas lembre-se são os seus passos no caminho que determinarão quando, como e aonde chegará.

O maior recurso de qualquer pessoa é ele próprio. Tudo está em você, começa em você ou por você, e se realiza pela sua perseverança, que é a sua persistência na esperança de conquistar o seu lugar. Até Jesus, o Mestre dos mestres, ao curar os leprosos, disse: “A TUA fé te curou”. Como anda sua fé em si mesmo? Você pode ser a doença ou o remédio de sua vida pessoal ou profissional, isso depende de você.

A plena consciência de que todos podem brilhar está em lembrar que o sol brilha resplandecente, mas em sua ausência é a lâmpada que ilumina. Há momentos em que somos sol, em outros, lâmpada, ou seja, há momentos na vida que sobrepujamos nossa própria existência. Há outros em que, embora não tão fortes como a luz do sol, também somos relevantes como a fraca luz da lâmpada. O importante não é a intensidade da luz, mas a proposta de realizar sempre.

Para saber se estamos no caminho certo, basta uma pergunta: Para onde queremos ir? Para quem não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve e quanto mais rápido for sem um destino certo criado por você mesmo, mais rápido chegará ao lugar errado. Como nos diz Shelley: “Nada contribui tanto para tranqüilizar a mente quanto um objetivo claro – um ponto sobre o qual a alma possa fixar seu olhar intelectual.”.

Trace suas metas de vida e profissionais, saiba o que quer, transforme-as em um plano escrito e mensurável e siga em frente, e lembre-se você já é um vencedor.

Tenha muito sucesso!

Flávio Souza é Trainer Coach da Você Vencedor Soluções Empresariais, formador de coaches da International Coaching Community (ICC – Inglaterra), conferencista Internacional, especialista em Programação Neurolinguística e referência em coaching executivo e de equipes no Brasil –flaviosouza@vocevencedor.com.br – www.vocevencedor.com.br

One Response to Nosso Medo Mais Profundo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *