Novos Passos. Novos Rumos!

Conheço várias empresas que não conseguem obter melhores resultados, porque muitos de seus colaboradores não estão realizados, felizes e comprometidos. Todo investimento que a diretoria faz para conquistar mais clientes escorre pelo ralo no instante em que um colaborador insatisfeito, chateado, mal humorado ou infeliz resolve descontar no cliente (interno ou externo) todas as suas mágoas e dissabores.
Sei que em alguns dias, dormimos mal, temos pesadelos, acordamos com o pé esquerdo, mas nada justifica desperdiçarmos diariamente as oportunidades que temos para atender e conquistar mais clientes – os eleitores de nosso sucesso.
A idéia desse artigo é fazer com que você se prepare para melhor atender e servir aos seus clientes, a partir do momento em que acorda. O desafio aqui não é somente você conquistar mais clientes, mas conquistar definitivamente o seu dia, pois ele é um presente e uma oportunidade de um novo amanhã.
1- Abra os olhos – Quando você acorda, abre os olhos? Ótimo! Então, acorde para a vida também. Nenhuma empresa ou vendedor obterá sucesso sem clientes. Assim como oportunidades, os clientes estão por toda a parte. Para você ter clientes potenciais é preciso desenvolver o potencial de enxergar os clientes e seus desejos.
2- Levante-se – Você não obterá sucesso algum deitado em sua cama. Então, levante-se, agradeça a Deus por mais um dia de vida, ainda que você tenha que encarar trânsito, frio, calor, um chefe chato, fome, reuniões intermináveis… Mas, ao se levantar, respire fundo, estique os braços, encha o peito, abra a janela e decida que hoje é o dia da virada.
3- Faça a diferença – Não abra a porta de seu quarto, enquanto estiver reclamando da vida. Seus clientes não querem saber de seus problemas. Eles já têm os deles. A diferença é que você pode ganhar muito mais resolvendo os problemas de seus clientes e tornando-os felizes. Entusiasmo significa ter Deus dentro de si. Cultive-o a cada manhã, afinal, a LUZ dos teus olhos iluminará o teu caminho.
4- Elogie seu espelho – Não importa quão feio, desarrumado, gordo, magro, careca, fracassado você pareça, ou acredita que esteja. Uma auto-imagem positiva é o primeiro passo para elevar sua auto-estima. Como você espera que os clientes te aprovem se nem você aprova a si mesmo? Quer melhorar sua imagem? Comece por um elogio a si mesmo.
5- Arrume-se para os seus clientes – Você não precisa usar roupas caras para estar bem vestido. Se você não é capaz de cuidar de si mesmo, como cuidará de seu cliente? Então, capriche e invista mais em sua imagem. Sua vestimenta sinaliza o respeito que você tem por seu cliente.
6- O cliente faz parte da família – Você faz o café de seus filhos com carinho, certo? Ótimo! Você quer vê-los felizes, bem alimentados e tratados. Se você dedicar a máxima atenção, atendimento excelente e cuidados especiais aos seus clientes, eles serão seus futuros fãs, sua futura FÃmília. Atendimento excelente é a arte da atenção!
7- Nunca pare de aprender – Você exige notas boas no boletim de seu filho. Mas quando foi a última vez que leu um livro, fez uma assinatura de revista especializada, um curso de graduação ou treinamento? Quando você desenvolve mais competência, investe no conteúdo. Os clientes buscam especialistas. Invista em seu capital intelectual.
8- A rua é seu lar – Enquanto você estiver sentado esperando seus clientes, seus concorrentes estão correndo uma maratona com a velocidade de cem metros rasos. Vendas e clientes só se conquistam na rua. É no campo que você ganhará suas maiores batalhas. Então, compre um par de sapatos novos e vá até seus clientes. Quem espera, NUNCA ALCANÇA! A Espera que ALCANÇA é a ESPERANÇA! Se você for para o seu trabalho sem ela já estará derrotado.
Enfim, sua vida profissional também é resultado de seus pensamentos, sentimentos e atitudes. Quer conquistar mais clientes? Comece conquistando sua manhã, conquistando seu dia. Cultive pensamentos positivos, vigie seus sentimentos e abandone emoções, hábitos e atitudes negativas. Ajude mais às pessoas, promova o bem e aprenda de uma vez por todas que você está aqui para servir. Uma hora, a vida te retribuirá não só com mais clientes, como fãs e uma FÃmília feliz. Daí, você terá cada vez mais motivos para acordar mais feliz e realizado. Quer novos rumos? Adote novos passos e atitudes.
Tenha um bom dia!

Marcos Antonio de Sousa, graduado em Engenharia Eletrônica e MBA em Administração de Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Especialista em vários cursos nacionais e internacionais de vendas para o mercado de segurança eletrônica. Atua como consultor de Marketing, Vendas e Estratégia Empresarial para as empresas do ramo de segurança. Consultor da Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (ABESE). Conferencista em eventos realizados pela FENAVIST (Federação Nacional das Empresas de Segurança e Transporte de Valores). Colunista da Associação Brasileira de Profissionais de Segurança (ABSEG). Palestrante nos principais congressos, simpósios e eventos de segurança eletrônica e privada do país. Articulista no Jornal da Segurança e SegNews, nas revistas Proteger, Venda Mais, Infra, Segurança&Cia, SESVESP, Security, Higi Press (ABRALIMP) e Negócio Fechado (Japão). Autor do livro: Vendendo Segurança com SEGURANÇA.

 

http://www.marcossousa.com.br/ – marcos@consultesousa.com

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