O Boi Que Pensava

http://gartic.uol.com.br/imgs/mural/am/amanda_sccp/boi.png

Era uma vez um boi que pensava… ele via seus amigos da boiada se divertindo, saboreando do pasto gostoso, bebendo da água fresca, lambendo o sal mineral… e adoravam ficar embaixo das mangueiras… à sombra. Os bois não pensavam. Mas ele, não se sabe por que, começou a pensar. E como adquiriu o pensamento, ficou curioso. E foi ver o que acontecia na vida dos bois, depois que eles eram tirados dos pastos e entravam nos caminhões. Foi e descobriu. Bois alegres, felizes e sorridentes, sendo colocados num curral, num funil estreito… e quando se aproximavam da porta do abatedouro, via a angustia, o medo e o desespero, então inútil, de toda a boiada…. isso levava alguns poucos minutos… pois até aquele momento, a boiada vivia de felicidade absoluta.

Voltou para o seu pasto e procurou conscientizar seus amigos. Mas, tudo em vão. Os outros bois, felizes, cheios de sucesso, gordos, não davam atenção nenhuma ao boi que pensava… e o expulsaram dali. Ele embrenhou-se na mata, fez amizade com os bichos selvagens e olhava de longe aquela boiada feliz. Um dia, os caminhões vieram e foram todos colocados no transporte. O boi que pensava já sabia do destino de todos eles. Correu para o esconderijo de onde podia ver os últimos minutos da vida dos seus amigos. Muitos ainda riam, gordos, felizes… mas, a cada passo, com o cheiro do sangue no ar, já há uns 10 metros do portal do abate do matadouro, a adrenalina subia e os bois se debatiam de terror. Ao olharem ao longe, viram o boi que pensava observando-os… e gritavam, na linguagem bovina… Ingrato, traidor, por que você não nos avisou. Eu avisei disse o boi que pensava, mas não há nada que um boi possa fazer que mude o destino de uma boiada…

Ouvinte, caindo na real. Pense, evolua, progrida nos valores e na virtude. Superação não é ficar rico. Superação não é ser feliz às custas dos outros. Superação não é auto-ilusão. O que um homem faz , pode mudar o destino de toda a humanidade… mas, não se preocupe tanto com isso. Com certeza, o que você fizer pode mudar o seu destino, e isso já é uma imensa superação.

One Response to O Boi Que Pensava

  1. Oi Rita, tudo bem? O texto de hoje é muito verdadeiro, mas acho um pouco perigoso e complicado.
    Por quê acho isso? Às vezes vc enxerga ou sente alguma coisa diferente e não sabe se fala ou não.
    Principalmente no meio que eu sempre trabalhei: Educação.
    Ah, vc é professora, sabe bem do que me refiro. O texto de ontem, então é perfeito.
    Boa noite, querida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *