O Espírito de Equipe

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Uma equipe é como um organismo vivo, um ser composto de partes interdependentes. Se uma delas estiver doente ou sua interação estiver com problemas, o organismo como um todo, sofre.

Nunca se falou tanto sobre a importância do trabalho em grupo como agora, a procura por indivíduos que tenham habilidade para trabalhar em conjunto é cada vez maior e os próprios profissionais apontam esta característica como uma competência essencial. Somam-se variadas experiências e comportamentos que, se bem aproveitados, trazem resultados superiores nas mais diversas situações.

Engana-se quem ainda pensa que equipe é somente o conjunto de pessoas que atuam juntas em um determinado projeto,departamento cada qual na sua função. O significado mudou e agora é bem mais amplo: a ideia é que haja um espírito de equipe, no qual cada integrante deve saber sua atuação no grupo, sem deixar de considerar o todo e colaborar com ideias e sugestões para soluções eficazes e criativas.

Manter a coesão entre os colaboradores não é tarefa das mais fáceis. Somos seres humanos e temos nossas diferenças, contudo, um grande passo para a união é sabermos conciliá-las. É bom lembrar que uma equipe perfeita é aquela com maior diversidade de características e experiências entre os seus membros. Porém, todos devem ter predisposição para discutir diferentes assuntos, flexibilidade, capacidade de tratar as informações racionalmente – e não emocionalmente – aceitar críticas honestas e opiniões conflitantes. Equipes que encorajam esse tipo de prática vão aproveitar ao máximo as habilidades individuais dos integrantes.

Devemos lembrar também da necessidade de gerar resultados toda pessoa e empresa vive e sobrevive através de resultados POSITIVOS.

O profissional que deseja alcançar sucesso deverá ser dotado de qualidades não somente técnicas, mas também comportamentais, como, por exemplo, ter carisma, humildade, sinceridade, ser preocupado e compreensivo.

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Uma equipe consegue envolver e comprometer as pessoas ao transmitir sinergia, amizade, companheirismo e satisfação. É desta forma que nasce um time de vencedores, mantido, certamente, pela parceria de todos.

Cabe ressaltar também que as pessoas envolvidas necessitam resgatar valores como união, respeito, cooperação, participação, envolvimento e comprometimento. Essa busca é fundamental, pois a sociedade como um todo está em um processo quase cruel de individualismo.

Além disso, são atributos indispensáveis para o processo do trabalho em equipe habilidades como: saber se comunicar, negociar no grupo, apresentar as próprias ideias, discutir, ser curioso, saber ouvir, valorizar a opinião dos membros e perceber como a diversidade de visões sobre um mesmo problema enriquece uma discussão.

Uma coisa importante é a construção de ideias, as quais podem ser ampliadas ou modificadas através de discussões e acordos e, assim, resultar em uma ação conjunta.

As pessoas são diferentes entre si, têm ritmos diferentes de um dia para o outro, têm prioridades e problemas distintos dos nossos, e nem ficamos sabendo ou procuramos entender. Com isso podemos atribuir rótulos injustos e tirar conclusões inadequadas, o que já implica em uma equipe debilitada.

Infelizmente não somos apenas aquilo que pensamos ou queremos ser, mas muitas vezes somos mais do que parecemos ser para os outros. Por isso, esclarecer sempre o que quisemos dizer e o que o outro entendeu é fundamental para o relacionamento da equipe. Falar o que pensamos de uma pessoa para ela e não dela para outros é um mandamento, uma condição para não nos afogarmos pela falta de ética.

O verdadeiro espírito de equipe nasce e se fortalece com base em algumas características, as quais formam a base de um elemento essencial no ambiente de trabalho: harmonia. Este mesmo espírito com todas as suas características geram efeitos sinérgicos mágicos.

Igualdade – Ninguém, absolutamente, pode se posicionar na pretensiosa condição de que é melhor do que o outro, por melhor e mais preparada que uma parte seja. A soma do todo é melhor do que as partes individualmente.

Ética – É uma condição essencial para que haja um clima positivo harmônico, no qual exista uma regra geral válida para todos desde os mínimos detalhes, sem usar subterfúgios ou fantasiar as coisas para levar vantagens. Quem faz a coisa certa se sente ofendido por observar que um colega não o faz, gerando desconforto no time. Por isso é necessário haver transparência.

Aprendizado – É preciso aprender e aprender sempre. Na era do conhecimento, não há espaço para quem não incorporar o hábito diário de buscar novas informações, transformá-las em conhecimento e, no menor tempo, em sabedoria geradora de resultados na carreira e na vida. É importante estar sempre em sintonia com o mercado, uma vez que é lá onde a realidade acontece.

Missão – A produtividade não deve ser a única preocupação das empresas e pessoas.

Questões como sustentabilidade do planeta e desenvolvimento pessoal também são de fundamental importância. É preciso saber qual a sua missão e o propósito maior da sua vida. Também é necessário aliar duas grandes competências integradas entre si: TER E SER.

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