O Nome Para A Sua Empresa

O nome da sua empresa é o primeiro item a entrar na cabeça do seu cliente. Ele faz parte, necessariamente, da comissão de frente da sua empresa, em quaisquer atividades. O cuidado com a escolha do nome é obrigatório!
Por exemplo, o nome da sua empresa ser composto pelas iniciais do seu nome, o que é muito usual, mas não acrescenta nada, pois nós recomendamos que o nome ajude a dizer aos seus clientes alvo o benefício que ele encontra na sua empresa.
Só grandes empresas podem se dar ao luxo de ter nomes criados, sem significados prévios:
– Kodak,
– Google,
– Yahoo,
– Submarino,
– Zura e outros tantos.
Ou eles têm verba de publicidade para fazer o nome ser divulgado, ou confiam na força da propagação boca a boca que seu empreendimento gerará, o tal do marketing viral… Este é o seu caso?
O nome da sua empresa deve levar em conta:
– o perfil dos donos;
– o mercado de atuação da empresa,
– o que se pretende com essa empresa (posicionamento), e
– os seus concorrentes.
O nome da sua empresa já deve dar pistas ou até mesmo definir o seu ramo de atividade, sob o ponto de vista dos benefícios que o seu cliente recebe da sua empresa, assim o seu cliente já tem informação de que o desejo dele possa ser atendido pela sua empresa.
O nome da sua empresa sempre é a primeira, grande e última oportunidade de causar uma primeira e boa impressão para os seus clientes potenciais, e uma excelente ocasião para você mostrar, em primeira mão, a sua oferta.
Você quer um nome que reflita o seu negócio para os seus clientes?
Encontrar nomes adequados e que chamam a atenção do cliente potencial, nomes que capturam a atenção do seu cliente, que facilitam e alavancam a apresentação da sua oferta, é uma necessidade (obrigação?) para a construção do sucesso da sua empresa.
Vamos ajudá-lo, hoje, mostrando como os nomes de empresas transmitem percepções úteis e necessárias, bem como ajudam a diferenciar a sua empresa no mercado, posicionando a sua empresa frente ao seu público alvo.
Vamos apresentar uma relação de 3 ramos de atividades com 2 nomes por cada ramo, e uma breve explicação, implicações e possíveis razões para as suas escolhas.
Vamos aos nomes:
1º) DUPLA DE NOMES PARA DISK PIZZA
– 001 Disk Pizza
O nome 001 Disk Pizza parece, a princípio, estranho. Mas pode ser um excelente nome para uma situação especial para o qual foi criado. Vejamos:
– uma pizzaria para entregas,
– localizada em um setor hoteleiro, focada no atendimento de pedidos dos hóspedes desses hotéis, que não querem sair para restaurantes, ou comer nas dependências do próprio hotel,
– essa característica exige da pizzaria chegar, por todos os modos possíveis e imagináveis, ao conhecimento dos seus clientes potenciais,
– nem todos os hotéis permitem ou entregam os prospectos da pizzaria, pois competem com os próprios restaurantes;
– alguns restaurantes entregam gratuitamente aos seus hóspedes esses prospectos da pizzaria, mas alguns só mediante um pagamento antecipado, nem sempre possível.
A colocação do disk pizza, com o início do nome com 001, faz ou possibilita que nas listas telefônicas, nas páginas amarelas, a figuração desse disk pizza esteja nas primeiras colocações, independentemente do pagamento de publicidade, o que confere uma boa visibilidade e os correspondentes resultados com essa colocação do 001 nome.
– DiskPizza a Jato
Este nome por si identifica uma pizzaria que promete rapidez no recebimento dos pedidos dos seus clientes, o que o nome indica é o próprio diferencial desse disk pizza: rapidez. Simples, direto e objetivo.
2°) EMPRESAS DE EVENTOS
– Haute Société Eventos
O nome em francês confere certo ar de elegância, sofisticação e de exclusividade, mesmo porque poucas pessoas dominam este idioma, que está ligado à elegância, às “coisas” refinadas. Este nome posiciona esta empresa como atingindo um público classe A, mas ao mesmo tempo a afasta, ligeiramente, de eventos empresariais.
– Requinte Eventos
O nome da empresa mostra e evoca uma característica de certa sofisticação, mas não tão forte quanto o anterior, indicando um posicionamento dirigido à classe B, preferencialmente. Este nome é neutro para eventos comerciais, podendo estes eventos estar dentro de seu foco de atuação.
3º) EMPRESAS DE CRIAÇÃO DE SOFTWARE
– AntropoSoft
Este nome, pela sua origem, traz a lembrança do homem, sua saga, e o seu desenvolvimento ao longo das eras. Indica uma empresa centrada no desenvolvimento de aplicativos centrados no uso pelo homem, indicando e proporcionando a facilidade de uso ao ser humano.
– MacroSoft
Este nome se contrapões à Microsoft, a maior e mais conhecida empresa de desenvolvimento de software do mundo. Este nome, por si só, já indica uma oposição aos conceitos e processos utilizados pela Microsoft, podendo ser bastante adequado a empresas que trabalham no segmento de softwares abertos e livres.
Você percebeu, pelos exemplos acima, como a escolha do nome da sua empresa ajuda a indicar e esclarecer o seu público-alvo sobre o que vai encontrar lá?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *