O que é um Business Plan?

Business plan word cloud written on a chalkboard

Business plan word cloud written on a chalkboard

O que é um Business Plan? (do inglês Business Plan), também chamado “plano empresarial”, é um documento que especifica, em linguagem escrita, um negócio que se quer iniciar ou que já está iniciado.

Geralmente é escrito por empreendedores, quando há intenção de se iniciar um negócio, mas também pode ser utilizado como ferramenta de marketing interno e gestão. Pode ser uma representação do modelo de negócios a ser seguido. Reúne informações tabulares e escritas de como o negócio é ou deverá ser.

De acordo com o pensamento moderno, a utilização de planos estratégicos ou de negócios é um processo dinâmico, sistêmico participativo e contínuo para a determinação dos objetivos, estratégias e ações da organização; assume-se como um instrumento relevante para lidar com as mudanças do meio ambiente interno e externo e para contribuir para o sucesso das organizações. é uma ferramenta que concilia a estratégia com a realidade empresarial. O plano de negócio é um documento vivo, no sentido de que deve ser constantemente atualizado para que seja útil na consecução dos objetivos dos empreendedores e de seus sócios.

O Business Plan também é utilizado para comunicar o conteúdo a investidores de risco, que podem se decidir a aplicar recursos no empreendimento.

Agora que você entende por que você precisa de um plano de negócios e você passou algum tempo fazendo sua lição de casa escolhendo as informações que você precisa para criar um Business Plan, é hora de arregaçar as mangas e colocar tudo no papel.

Iremos descrever em detalhes as setes seções essenciais de um plano de negócios: o que você deve incluir, o que você não deve incluir, como trabalhar os números e os recursos adicionais.

Sumário Executivo

Dentro do esboço geral do plano de negócios, o sumário executivo vai seguir a página de título. O resumo deve dizer ao leitor o que você quer. Isto é muito importante. Muitas vezes, o que os desejos proprietário da empresa é enterrado na página oito. Claramente o que você está pedindo no resumo.

Descrição do negócio

A descrição do negócio normalmente começa com uma breve descrição do setor. Ao descrever a indústria, discutir o panorama atual, bem como as possibilidades futuras. Você também deve fornecer informações sobre todos os vários mercados dentro do setor, incluindo novos produtos ou desenvolvimentos que irão beneficiar ou prejudicar o seu negócio.

Estratégias de Mercado

Estratégias de mercado são o resultado de uma análise de mercado meticulosa. Uma análise do mercado força o empreendedor a se familiarizar com todos os aspectos do mercado para que o mercado-alvo pode ser definido e que a empresa pode ser posicionado de modo a angariar a sua quota de vendas.

Análise Competitiva

O objetivo da análise competitiva é determinar os pontos fortes e fracos dos concorrentes dentro de seu mercado, estratégias que lhe dará uma vantagem distinta, as barreiras que podem ser desenvolvidas, a fim de evitar a concorrência de entrar em seu mercado, e quaisquer fraquezas que podem ser exploradas no âmbito do ciclo de desenvolvimento do produto.

Operações e Plano de Gestão

As operações e plano de gestão é projetada para descrever como as funções de negócios em uma base contínua. O plano de operações irá destacar a logística da organização, tais como as diversas responsabilidades da equipa de gestão, as tarefas atribuídas a cada divisão dentro da empresa, e exigências de capital e as despesas relacionadas com as operações da empresa.

Fatores Financeiros

Os dados financeiros é sempre na parte de trás do plano de negócios, mas isso não quer dizer que seja menos importante do que na frente de material, tais como o conceito de negócio ea equipe de gestão.

Atualização do seu Plano de Negócios

“Quando eu deveria atualizar meu plano de negócios?” A resposta a essa pergunta é sempre . Você deve atualizar seu plano de negócios a cada mês, a cada semana e todos os dias; sempre que as coisas mudam, você atualiza o seu plano.

Embora isso possa parecer o caos, é realmente o oposto, o plano de negócios constantemente atualizada é o que faz ordem a partir do caos. Torna-se um processo de planejamento de longo prazo que define a sua estratégia, os objetivos e os passos que você precisa tomar constantemente e estar ciente dos resultados desses passos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *