O Rolo De Barbante

Barbante

O objetivo dessa dinâmica de dia das mães é integrar o grupo, alunos, mães, professores e coordenadores com o propósito de apresentar conceitos de relacionamentos e integração pessoal.

Essa é uma dinâmica muito simples, fácil de fazer e que dá excelentes resultados.

Essa atividade pode ser feita em sala de aula com professores e alunos ou se a escola permitir, o professor pode fazer um convite as mães dos alunos para que essas compareçam num determinado dia para o desenvolvimento da dinâmica.

Primeiramente todos os participantes devem formar um círculo, podem estar sentados ou em pé.

Estando todos presentes o coordenador deve providenciar um rolo de barbante, segurando a ponta do barbante o rolo é lançado para um dos participantes, o coordenador sempre segurará a linha, esse participante, pode ser um aluno ou uma mãe deverá responder algumas perguntas previamente definidas como por exemplo:

Para uma mãe: O que você poderia dizer sobre como seu filho vê a instituição de ensino e o que pode ser feito para melhorar tanto nas instalações quanto no ensino.

Para um aluno: O que você gostaria de ser quando adulto e por que?

Para um professor, pergunta de mãe: Como tem sido o progresso da sala de aula neste semestre?

E assim por diante, cabe ao coordenador preparar as perguntas e deixá-las no quadro negro para que pais, alunos e demais participantes possam ler ou se preferirem fazer suas próprias perguntas.

Cada pessoa que recebe o rolo deve responder uma pergunta, depois segura a linha e joga o rolo para outro participante, e assim por diante.

No final teremos uma grande teia de barbante, nesse momento o coordenador deve explicar que essa teia representa os laços e relacionamentos criados durante a atividade e que devem ser mantidos para um progresso tanto da instituição, quanto dos professores, alunos e pais.

A teia de relacionamentos será a base para que os alunos entendam que no mundo globalizado e dominado pela internet os relacionamentos podem ser determinantes na formação e do progresso pessoal e profissional do aluno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *