O Urso

Objetivo: atenção, percepção e descontração;

Intensidade: leve;

Desenvolvimento: formar um círculo, o Prof. comenta algumas palavras sobre o que é um Urso, o que um Urso faz. Logo, é escolhido duas pessoas para que se retirem do local onde está o grupo todo, de preferência, duas pessoas bem descontraídas e que gostem de gritar.

O Prof. explica para os outros componentes do grupo que todos nós somos os Ursos, e todos terão que gritar muito a cada comando seu, as duas pessoas que estão fora terão que descobrir quem é o Urso que grita mais alto, na verdade todos do grupo vão gritar ao mesmo tempo. Eles terão 3 chances para acertar, todos gritam uma vez e o Prof. pede se ele já sabe quem é o Urso, ele vai falar ou não o nome de alguém, na primeira vez não será, na segunda tentativa também não, na terceira tentativa o Prof. pede novamente se já descobriu o nome de quem é o Urso, quem ele falar será exatamente o Urso,  o Prof. parabeniza pelo acerto, agora será a vez do outro participante entrar, o primeiro participante que tentou acertar vai ser um Urso normal e terá que gritar muito, junto com os outros participantes, porém será justamente ele quem vai pagar o mico na brincadeira, vai gritar todas as vezes, e na terceira tentativa todos do grupo vão ficar calados e o nosso amigo vai gritar sozinho. O que está escrito acima tem que ser explicado sem que os dois colegas escutem, a dinâmica vai ocorrer assim:

Primeiro o prof. chama um dos participantes que está fora e explica que no grupo todos são Ursos, e os Ursos gostam de gritar, está pessoa terá que descobrir quem é o Urso que grita mais alto, terá 3 chances, quem ele falar na terceira tentativa será o Urso e todos dão uma salva de palmas para ele, pedindo como foi que acertou, damos os parabéns para ele pelo acerto. Após isso, pede que entre o outro participante, o Prof. explica novamente da mesma forma que explicou para o primeiro participante, todos gritam a primeira vez de novo e o Prof. pede quem é, não será quem ele falou, gritam a segunda vez e não será quem ele falou, agora o Prof. estimula todos a gritar muito, mas muito mesmo, para que seja descoberto quem é o Urso, nessa terceira tentativa todos ameaçam gritar e não gritam, quem somente irá gritar será  o nosso amigo, assim ele será o Urso e todos dão uma salva de palmas para ele, rindo muito de seu grito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *