O Valor do Endomarketing

O que é
Ações de marketing para o público interno – funcionários – das empresas e organizações. Um processo cujo foco é sintonizar e sincronizar, para implementar e operacionalizar a estrutura de marketing da empresa ou organização que visa uma ação para o mercado.

Objetivo
Facilitar e realizar trocas, construindo relacionamentos com o público interno, compartilhando os objetivos da empresa ou organização, harmonizando e fortalecendo estas relações.

Função
Integrar a noção de cliente, nos processos internos da estrutura organizacional propiciando melhoria na qualidade de produtos e serviços com produtividade.

Pré-requisitos
Diagnóstico:
1. Análise do ambiente interno da organização.
2. Avaliação do desempenho global de setores, do nível de integração entre setores, da relação com os consumidores.
3. Avaliação de desempenho.
4. Avaliação do potencial e das limitações de cada um.
5. A imagem que se tem da empresa.
6. Nível de motivação, expectativas e aspirações.
7. Necessidades de treinamento.
8. Espírito de equipe.
9. Nível de conhecimento dos objetivos, produtos e planos da empresa.Programa de ação:
1. Treinamento sob a ótica de educação e do desenvolvimento continuados.
2. Processo de seleção focado em talentos para o negócio.
3. Planos de carreira linear e vertical.
4. Motivação contínua através da participação e campanhas promocionais.
5. Valorização das ações dos empregados.
6. Comprometimento e recompensa.
7. Sistema de informações e rede de comunicação interna.
8. Segmentação do mercado de clientes internos.
9. Cenários para novos produtos, serviços e campanhas publicitárias internas.

Dificuldades
1. A implementação de um projeto de endomarketing em uma organização que culturalmente não desempenha essa função como um processo gerencial ou mesmo, que possua iniciativas concretas de estímulo à motivação das pessoas e que não integre essas ações à sua atividade de gestão.
2. Outorgar ações e programas inovadores, sem antes entender o que se passa na empresa.

Benefícios
Torna o colaborador um verdadeiro aliado do negócio, pois fomenta as ideias de que o sucesso do funcionário está relacionado ao da empresa. O resultado desse trabalho refletira o surgimento de um clima interno com elevado índice de satisfação e um colaborador contente melhora o seu desempenho profissional.

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