Os Bichos

Obj: Auto-análise do papel que representa no grupo. Ajuda na identificação da diferença existente entre a auto-imagem e a imagem que os outros têm de mim. Desenvolve a sensibilidade e percepção de outras pessoas e do mundo em torno de si.

Proc: O coordenador começa sensibilizando sobre a importância da dinâmica. Pode mesmo formular perguntas para motivar.  A din. Consiste em os alunos andarem pela sala identificando as pessoas do grupo orientados por esta questão:  – se fosse identificá-los com um bicho, que bicho seria?

Cada aluno deve ter pregado às suas costa uma folha em branco(com seu nome identificado), onde os outros alunos escreverão o nome do animal.   Depois o coordenador embaralha as folhas e distribui aleatoriamente (ninguém pode pegar a sua própria).  Classificar da seguinte forma: doméstico, pesado/lento, ruminante, voador.  Selvagem, agressivo, roedor, estético.

Cada aluno deve escolher 3 categorias em que a pessoa cuja folha ele está analisando foi mais indicada e classificai-lo conforme as seguintes orientações e que devem ser escritas no quadro junto com o nome do aluno.

A pessoa analisada dá o feedback diz se concorda ou não com a análise. Acrescenta informações. Todos dão opinião sobre o que aconteceu. Cada um pode fazer uma análise do resultado de sua própria classificação, dada pelo grupo, reforçando ou divergindo da análise

Põe-se as duplas juntas para apresentar o resultado do papel e os bichos que lhe foram atribuídos e ainda a análise que fez.  O analisado dá o feedback e diz se concorda. Acrescenta informações.

O grupo pode avaliar, em conjunto, cada um dos alunos.

Doméstico: Sociável, manso, subjugado, contido, reprimido, amigo, que pode ser reprimido. Ex: cão, gato, galinha, pato, etc.

Selvagem: bravo, rude, bruto, ameaçador, áspero, causa-receio, temido, de difícil convivência. Ex: leão, cobra, onça, leopardo, etc.

Pesado/lento: vagaroso, aborrecido, incomoda, age pouco, manipulador, ex: tartaruga, bicho preguiça, etc.

Agressivo: provocador, combativo, investidor, empreendedor, gosta de insultar, brigador, ofensivo ex: escorpião, tubarão, etc.

Ruminante: remói muito, sedutor, reflete muito, pensador, sente como vítima ex: boi, cabra, carneiro, veado, girafa, etc.

Voador: veloz, rápido, livre, dificuldade em lidar com a realidade, racional ex: borboleta, pássaros, águia, pombo, etc.

Estático: belo, vaidoso, presunçoso, ostentador, instável, racional, auto-suficiente ex: pavão, felinos, cavalos, etc.

Esta din. Não deve ser realizada em grupo com mais de 20 pessoas. Deve ser com grupo que tenham maturidade para ouvir a análise dos demais e integração/vínculo entre os alunos para possibilitar esclarecimento da rede de relações que o grupo vem tecendo. O coordenador deve tomar cuidado para que a din. Não se transforme em gozação e/ou competição.

 

Entrosamento

Consistem em jogos do são quais todos participam. Ajudam as pessoas a se relacionarem e se conhecerem, diminuem as tensões e facilitam a mudança de uma atividade para outra.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *