Pensamentos e Decisões em Marketing

Tomar a decisão de colocar um produto ou serviço novo no mercado é um processo pelo qual as empresas devem passar mais cedo ou mais tarde, dependendo de sua atenção ao mercado, aos desejos dos clientes e à evolução natural dos…

Tomar a decisão de colocar um produto ou serviço novo no mercado é um processo pelo qual as empresas devem passar mais cedo ou mais tarde, dependendo de sua atenção ao mercado, aos desejos dos clientes e à evolução natural dos usos e aplicações encontrados em pesquisas.

Uma decisão não é tomada simplesmente porque se deseja, por traz deste processo deve haver um estudo, fundamentando as escolhas, da organização ou dos consumidores, sempre buscando melhorar os produtos ou serviços ofertados.

Mesmo assim as decisões não cabem, exclusivamente, a uma área, toda a organização deve estar envolvida neste processo, pois uma pequena mudança muda toda a interação existente entre todas as áreas e novos estudos são requisitados.

Diante de todo este processo é possível compreender que as empresas devem estar preparadas para interagir em sua totalidade, não há como definir que este ou aquele processo será mudado sem causar um impacto nas demais áreas.

Então é necessário planejar cada ação, individualmente e no conjunto, estudar quais são as opções, de que forma estas escolhas interferem nos diferentes pontos envolvidos, pois uma decisão da área de produção têm impacto direto sobre os transportes, armazenagem, demanda etc., passa pelos fornecedores e influencia todas as estratégias.

A influência de uma decisão chega a toda organização, cada área absorve, mais ou menos, intensamente a ação determinada em um dado momento.

Da mesma maneira é vital que todas as pesquisas tragam dados concretos, para se tomar uma decisão o achar não deve existir, principalmente quando seu concorrente não acha, mas assume uma postura de pesquisar, estudar e fundamentar suas idéias e ações.

Então o mercado pode ser a grande fonte, de influência ou para inspirar, o que sua empresa fará de acordo com os dados que possui em mãos, e que estes dados podem e devem ser bem utilizados, pois eles podem ter chegado até suas mãos antes do concorrente e você pode estar com uma grande oportunidade diante dos olhos e deixá-la passar.

Uma decisão não é apenas escolher entre sim ou não, fazer agora ou mais tarde, é tomar consciência de que uma escolha faz parte de um conjunto de ações e processos que influenciam direta, e indiretamente, a organização, as pessoas, o mercado e os consumidores.

Outro ponto importante é que muitas vezes uma escolha é tomada por impulso, talvez devido a necessidade de apresentar uma solução rápida, talvez por achar mais fácil e nem sempre os demais estão de acordo, e mesmo se uma única pessoa estiver discordando é necessário ouvi-la com atenção, pois ela pode ser aquela que está certa e que por comodismo é deixada de lado por estar em minoria.

Todas as decisões são fundamentadas em conhecimento e experiência, mas sem estudar mais profundamente os pontos levantados não há como aplicar o conhecimento ou usar a mesma experiência para tomar uma decisão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *