Percepção

É o processo pelo qual os indivíduos se organizam e interpretam suas impressões sensoriais, com a finalidade de dar sentido ao ambiente.

Universidade Vale do Acaraú – Disciplina: Relações Humanas nas Organizações – Fortaleza 2006.

Para uma mesma situação temos interpretações diferentes. Por que isso acontece?

Interesses individuais e/ou grupais.

Experiências passadas.

Expectativas em relação àquilo que é apresentado.

Percepção

Probabilidade de distorcer a realidade.

O ALVO – o objeto ou acontecimento foco, pode afetar a percepção. O movimento, os sons, o tamanho e outros atributos do alvo, moldam a forma com que o vemos. Por exemplo, pessoas barulhentas chama mais atenção do que as quietas.

Os alvos não são observados isoladamente, a sua relação com o cenário influencia a percepção. Temos a tendência de agrupar objetos próximos ou parecidos. O que percebemos vai depender de como separamos a figura de seu cenário. Vejamos essa figura:

Fatores que influenciam a percepção…

O quê você vê?

A primeira vista pode parecer um vaso branco. No entanto, se o branco for tomado como cenário, veremos dois perfis.

Objetos próximos uns dos outros tendem a ser percebidos em conjunto.

Fatores que influenciam a percepção…

A SITUAÇÃO – diz respeito ao contexto social dentro do qual observamos os objetos ou eventos.Os elementos do ambiente influenciam a percepção. O momento em que um objeto ou evento é observado pode influenciar a atenção, bem como fatores situacionais como localização, iluminação ou a temperatura

Ex: Roupa de praia na missa.

Fatores que influenciam a percepção…

OBSERVADOR – as percepções sobre pessoas são diferentes daquelas que temos sobre objetos inanimados (mesas, cadeiras etc) porque fazemos inferências sobre o comportamento das pessoas o que não fazemos com objetos. Assim, nossa percepção e julgamento que fazemos dos indivíduos são significativamente influenciados pelas suposições que fazemos sobre o estado de espírito dele.

Teoria da Atribuição – esta teoria vem afirmar que julgamos diferentemente as pessoas dependendo do sentido que atribuímos a um dado comportamento. Tentamos determinar se as causas são internas ou externas.

Fatores que influenciam a percepção…

Causas Internas : são aquelas vistas como sob controle do indivíduo. Por exemplo: um funcionário chega atrasado e você imagina que ele ficou na farra até tarde.

Causas Externas : são aquelas vistas como não sendo sob controle do indivíduo. Tomando o exemplo anterior, você pode imaginar que a causa do atraso foi engarrafamento.

Para atribuirmos a um determinado comportamento se é a causa é interna ou externa, há três fatores que são levados em consideração:

Diferenciação: se refere a questão de o indivíduo mostrar ou não comportamentos diferentes em situações diversas. Tomando o exemplo anterior, se o comportamento não é usual, atribuímos a causa a fatores externos. Mas se o funcionário costuma chegar atrasado julgamos como causa interna.

Fatores que influenciam a percepção…

Consenso: quando todas as pessoas responde em uma mesma situação de forma semelhante. Ainda tomando o exemplo anterior,podemos verificar se todos os funcionários que fazem o mesmo caminho também chegaram atrasados, se for constatado que sim, a causa é externa.

Coerência: neste fator o observador procura verificar se a pessoa reage sempre da mesma forma. Quanto mais coerente o comportamento, mais inclinado fica o observador a atribuir a causas interna. Por exemplo, chegar 10 minutos atrasado não é visto da mesma maneira para um funcionário que não costuma fazer isso e para aquele cujo atraso faz parte de sua rotina.

Fatores que influenciam a percepção…

Fatores que influenciam a percepção…

Fatores na situação: Momento-Ambiente de Trabalho -Ambiente social -Fatores do Observador:-Atitudes-Motivações-Interesses-Experiência-Expectativas -Fatores no alvo:-Novidade-Movimento-Sons-Tamanho-Cenário -Proximidade

– PERCEPÇÃO – O que você está percebendo?

Simplificações utilizadas na percepção e julgamentos de outras pessoas

Que percepção você tem da velhinha?

Que percepção você tem da jovem?

Geralmente buscamos simplificar nossas percepções obtendo por vezes distorções da realidade:

Percepção seletiva: as pessoas interpretam seletivamente o que vêem baseado em seus próprios interesses, experiências passadas e atitudes.

Efeito de halo: construção de uma impressão geral sobre uma pessoa com base em uma única característica.

Efeitos de contrates: a avaliação das características de uma pessoa é afetada pela comparação com outras pessoas encontradas recentemente, que têm estas mesmas características avaliadas como melhores ou piores.

Simplificações utilizadas na percepção e julgamentos de outras pessoas

Projeção : atribuição de características próprias de um indivíduo a outras pessoas.

Estereotipagem : julgamento de uma pessoa com base na percepção sobre o grupo do qual ela faz parte.

” A generalização tem lá as suas vantagens. É um meio de simplificar um mundo complexo e nos permitir manter a coerência”.

A Percepção e a tomada de decisões

Decisão : escolhe feita entre duas ou mais alternativas.

Problema : discrepância entre o estado atual das coisas e o estado desejável.

A forma como as pessoas tomam decisões e a qualidade de suas escolhas dependem muito de suas percepções.Digamos que em uma determinada empresa o gerente de um setor observou que as vendas caíram em 2% considerando como um problema sério, já para outro gerente de outro setor da mesma empresa, acredita que essa queda seja aceitável.

Como podemos perceber, o conhecimento da existência de um problema e  da necessidade de uma decisão depende da percepção da pessoa.

A Percepção e a tomada de decisões

Todas as decisões requerem a interpretação e avaliação de  informações. Os dados costumam vir de diversas fontes e precisam ser selecionados e interpretados.

Para a tomada de decisão devemos envolver as pessoas que estão relacionadas ao problema em questão, para que possamos captar novas idéias e percepções que contribuam para a decisão.

É comum, que na tomada de decisões, haja simplificações de julgamentos (heurística). Porém é necessário ter cuidado. Existe uma tendências das pessoas realizarem julgamentos baseado em informações recentes, pois estão mais facilmente disponíveis. E, acontecer de estas informações não serem freqüentes.

A Percepção e a tomada de decisões

É interessante ressaltar que pessoas tem estilos diferentes de  tomadas de decisões. Algumas são mais lógicas,racionais e outras mais intuitivas e criativas.

Não devemos ficar apegados à decisão do passado. As escolhas de hoje são resultados de escolhas que fizemos no passado.

O comportamento das pessoas é baseado em suas percepções do que a realidade é e, não na realidade em si.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *