Planejar E Comunicar. Só Pra Começar

A função Manutenção, embora paradoxal, ao longo dos tempos ganhou cada vez mais importância, ao ponto de novos estudos estratificarem este tema e o Planejamento ser o ponto focal do momento. De fato, sem um bom planejamento³ o tal paradoxo fica cada vez mais evidente e o status de importância da Manutenção na estratégia empresarial vira uma dor de cabeça para a corporação, já que os custos aumentam para que os ativos estejam disponíveis e mantenham os níveis de produção no patamar desejado. Parece óbvio, mas ainda é um desafio para a maioria das empresas. Felizmente, as técnicas, os conceitos e as ferramentas (softwares) de planejamento estão mais evoluídos e dão suporte aos técnicos para emitir uma boa programação, próxima ao ideal. Mas isso não tem sido suficiente para garantir a execução completa deste planejamento. O que ainda falta é uma adequada divulgação deste essencial conteúdo. Não basta ‘rodar’ a programação, imprimir um calhamaço de papéis e CPA´s e distribuir para os executantes. O papel do Planejador é dar, além de qualidade, visibilidade à informação gerida por ele. Todos os envolvidos devem estar cientes da Programação: Gerentes, Operação e Execução. Para ilustrar, em algum momento a Operação terá que disponibilizar o ativo e esta informação terá que chegar com antecedência para os preparativos necessários serem providenciados até o momento da intervenção. Esta informação esta lá no calhamaço da Programação, com data e hora previstas, mas no meio de outras tantas demandas. Para o executante e, principalmente o Planejador, é fácil localizá-la e interpretá-la. Mas para a Operação, onde seu foco é produzir – e não prever e reparar – não é tarefa das mais fáceis, e longe de ser um anseio. Além do que, é muito comum que certas demandas estejam niveladas em dias não propícios tanto para Operação quanto para a Manutenção, o que provocaria uma quebra de programação ou a necessidade de um renivelamento.
A experiência em uma grande petroquímica nacional provocou a sistematização de um artifício simples e de fácil implantação para simplificar a visualização por todos e assim garantir o cumprimento do que foi programado. Sem a necessidade de uso de programas específicos além dos já existentes em qualquer PC, o que fazemos é redistribuir a programação emitida ao longo dos dias do horizonte previsto (semanal, quinzenal ou mensal) em uma planilha eletrônica e divulgá-la com um dia de antecedência via correio eletrônico à todos envolvidos. Ao fim do dia programado, todas as atividades listadas são pontuadas conforme sua execução em um índice de cumprimento que contempla inclusive, os desvios surgidos ao longo dia.
O grande mérito deste artíficio é envolver diariamente todos os responsáveis – Executantes, Técnicos e Operação – na discussão de quais itens deverão ser realizados no dia seguinte com base na Programação. Desta forma, reduzem-se consideravelmente as perdas com ociosidade, já que a execução sabe com antecedência o que será feito e a Operação pode disponibilizar previamente o ativo programado. O Hh é distribuído conforme o disponível e possíveis falhas de planejamento são visualizadas com mais acuracidade.
À primeira vista pode parecer uma redundância, vez que já existe uma Programação macro, mas, se analisarmos o baixo nível de assertividade desta Programação em relação às datas, percebe-se que esta técnica é necessária. Os bons resultados alcançados e o pleno envolvimento da Operação nesta sistemática, indicam que o caminho é acertado e solidifica o papel do Planejador como gestor da informação. Portanto, bem planejar e melhor divulgar, é preciso começar!
Parabéns pela excelente abordagem
Silas OliveiraRuy Knapp é formado em Mecânica Industrial pela ETFBa – Escola Técnica Federal da Bahia, bacharel em Comunicação Social pela UCSAL – Universidade Católica do Salvador, pós-graduado em Gestão da Manutenção pela UNIFACS e em Habilidades Interpessoais pela FTE. Atua como Planejador de Manutenção na Braskem S.A. E-mail: knappjr@ig.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *