Por que Pessoas Mentem Melhor Online Do Que Ao Vivo?

No mundo digital é simples contar uma mentira e se livrar disso facilmente. Isso é uma boa notícia para os mentirosos – e uma notícia não tão boa para aqueles que são enganados.

Michael Woodworth, um psicólogo especializado em enganação em ambientes mediados (isso quer dizer através de meios de comunicação), declara que quando você conta uma lorota a alguém, seu corpo manda sinais a essa pessoa de que você está mentindo. Já online isso não acontece.

“Quando interagimos ao vivo com alguém e mentimos, nosso corpo começa a dar mostra de nosso nervosismo e fornece algumas pistas de que estamos mentindo” explica Woodworth. “Em um meio mediado por um computador o exato oposto acontece”.

Além disso, há o que Woodworth caracteriza como motivador emocional. Se você está motivado a mentir, há menos chance de ser detectado do que quando precisa contar uma mentira “emergencial”.

E quando estamos motivados a mentir, além de tudo quando mentimos via computador, não passamos dicas não verbais. Não aparentamos estar nervosos, nossa voz não muda, não trememos, nem suamos – ou, pelo menos, a pessoa a quem queremos enganar não vê isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *