Posicionamento Estratégico

É fundamental para o Administrador de Empresas moderno, entender quais são as definições ou o que determina a posição da sua empresa perante o mercado; conhecer qual posicionamento estratégico deve ser tomado, saber selecionar o seu público alvo para uma maior expectativa de competitividade, escolher uma estratégia de marketing que mais se adeque ao segmento da sua empresa, entre tantos outros fundamentos.

Segundo Urdan e Urdan (2006): a melhor estratégia é investir no curtíssimo prazo, aproveitando a volatilidade do mercado que deve continuar durante todo o ano e, quem sabe, até meados de 2009. Ou seja, comprar e vender rapidamente aproveitando justamente esta alta volatilidade.

Mais importante ainda, para o Administrador de Empresas, é a rapidez nas tomadas de decisões. O que vale pela manhã, talvez não valha tanto, no final do expediente, ou vice-versa. Sabe-se que o mercado é extremamente dinâmico, por isso é fundamental acompanhar esse dinamismo, para não correr o risco de ficar para trás, ser ultrapassado pela concorrência. São os efeitos do mundo globalizado.

A criatividade e a rapidez passaram a ter um valor muito grande quando se elabora um projeto visando a captação de mercado, dando a entender de que quem sai na frente sempre tem mais chances de alcançar seus objetivos. Portanto, é essencial que se faça uma avaliação do mercado e dos objetivos da empresa, para que os projetos estratégicos tenham resultados satisfatórios.

Alberto Peixoto  ww.albertopeixoto.com.br  reyapeixoto@yahoo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *