Postura E Ética Profissional

Toda relação entre pessoas exige o estabelecimento de normas e regras de conduta que visem a preservar a integridade e o respeito mútuo.Quanto ao coordenador, podemos destacar alguns dos mais valiosos princípios éticos para que possa desenvolver um trabalho eficaz, atingindo os resultados a que se propõe.

SER EDUCADOR. Ter o compromisso com a aprendizagem e o desenvolvimento profissional dos participantes.

OUVIR CADA PARTICIPANTE, respeitando suas particularidades, dificuldades e as posições que são contrárias às suas.

CRIAR UM CLIMA DE ASSERTIVIDADE, onde todos possam trocar feedbacks, facilitando assim a harmonia e o desenvolvimento do grupo.

OBEDECER ÀS FASES DE EVOLUÇÃO DE CADA GRUPO, e a partir daí reforçar o amadurecimento grupal.

CUIDAR PARA NÃO EXPOR PESSOAS, criando situações embaraçosas e conflitivas que não possam ser resolvidas no próprio grupo.

CONHECER A TÉCNICA E SABER COMO UTILIZÁ-LA, o coordenador deve conhecer bem a técnica e possíveis desvios para que não se percam o objetivo e o controle da situação.

VERIFICAR COERÊNCIA DO USO DA TÉCNICA PARA DETERMINADA SITUAÇÃO. É importante que o coordenador examine os objetivos da técnica e analise a situação grupal para ver se esta é adequada ao contexto grupal, não se esquecendo de sempre fazer uma avaliação critica e reflexiva de cada ação, de modo a permitir reformulação constante.   Airton Soares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *