Prever O Futuro

Hoje, visitando uma rede de lojas em Fortaleza, conversando com a grande e talentosa empresária Edina Ferreira e o grande Paulino, me deixaram pensativo e de olho aberto para alguns fatos. Simples, mas que poderão fazer uma empresa deixar de trabalhar com certos fornecedores, ou até mesmo parceiros.

Vejamos: quem trabalha como representante de guarda roupas, é um produto que dá muita reposição de peças, às vezes vem faltando dobradiças, laterais, quebra peças no transporte, quando tem vidro, acontece de quebrar, entre outros pontos.

O cliente quando recebe o produto, muitas vezes o prazo de pagamento já está contando da emissão da nota fiscal, como a transportadora leva alguns dias para realizar o transporte, na chegada do produto da loja, já tem passado alguns dias. Quando acontece de chegar avariado, ai a dor de cabeça é maior, principalmente se o vendedor (representante) da fabrica for desligado e até mesmo despreparado. O que fazer?

Primeiro, o vendedor tem a obrigação de ter em casa ou em seu escritório peças de reposição para esses casos. Segundo, atender o chamado do cliente e dar prioridade. Se não tem a peça, pedir imediatamente. Mostrar para o cliente que fez a solicitação e informar a previsão que o problema será solucionado. Terceiro, tentar, junto ao fornecedor, uma compensação para o cliente (nunca esqueça, o cliente está ali é para ganhar dinheiro). É muito importante nesses casos o vendedor da empresa fornecedora minimizar o problema junto ao cliente, nunca jogue a responsabilidade no fornecedor. Se ele estiver errado, corrija o problema e mostre para o cliente que sua empresa (fornecedor) resolve e se preocupa com os clientes. Sessenta e cinco por cento das vendas perdidas são devido ao atendimento do vendedor ou fornecedor.

Acontece muito das fabricas, principalmente as que estão em dificuldades financeiras, confundirem e trocarem os papéis. Já vi briga feia de representante com algumas fábricas por causa da comissão. Pelo amor de Deus, honorários, salários são sagrados e quem faz a empresa sair

Jurani Parente – Consultor de Vendas

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