Profissões do Futuro

O Jornal Hoje vai apresentar as profissões do futuro. E os especialistas alertam que é importante estar sempre atualizado e investir em carreiras que tenham a ver com o seu perfil. Veja na reportagem de Fabiana Scaranzi.

“Quais serão as profissões do futuro, ligadas a que área? Acho que à tecnologia, acredito nisso”, diz uma moça. “Aquelas ligadas ao meio ambiente, preservação. Principalmente desenvolvimento de novas tecnologias”, acredita um rapaz.

Eles estão certos. Segundo o Ministério da Educação, o número de cursos superiores de tecnologia cresceu 96,67% entre 2004 e 2006, em todo o país. “Todas as áreas de engenharia, de biomedicina, de biológicas de uma maneira geral que tiverem relação com a nanotecnologia serão áreas extremamente aquecidas”, explica o consultor de desenvolvimento organizacional e carreira Antônio Flávio Passini.

Há dez anos, quando era considerada profissão do futuro, quem escolheu investir nessa área de tecnologia ouviu muita coisa sobre as incertezas do mercado. Quando Sílvia Almeida Cardoso se formou em farmácia e resolveu trabalhar com nanotecnologia muita gente achou que ela não teria futuro. “Eu queria ter uma experiência tanto acadêmica quanto de indústria. E a nanotecnologia está envolvida atualmente nessas duas áreas. Atualmente eu trabalho em uma empresa de biotecnologia no desenvolvimento de vacinas. Eu acho que tem o tem que seguir o que você acha mais forte em você”, conta.

Então todo cuidado é pouco na hora de escolher a profissão. “Se você decidir quero trabalhar no campo científico, em áreas acadêmicas, essa vocação deve ser maior que o seu interesse financeiro”, diz Passini.

O mercado de trabalho para profissões ligadas ao meio ambiente só cresce. “Nós vamos ter os engenheiros de uma maneira geral, os químicos, engenharia ambiental, engenharia de produção, todas as profissões ligadas a área de alta tecnologia tem um futuro garantido”, fala o especialista.

E as empresas também se beneficiam. Há estudos que mostram que quem pratica o desenvolvimento sustentável tem maior rentabilidade. As empresas estão cada vez mais preocupadas com a questão ambiental e a melhoria da qualidade de vida das pessoas e da sociedade. E isso envolve mais gente, mais profissionais e mais qualificação. Em uma indústria de eletroeletrônicos no Recife (PE) o desenvolvimento sustentável faz parte do negócio. “Temos um projeto de reciclagem de metais e também de reutilização da água. Em relação ao público externo nós temos projetos voltados à saúde e à educação aqui no estado. A empresa ganha em eficiência por causa da motivação que esses projetos geram no quadro de funcionários. No âmbito externo há um maior fortalecimento da marca gerando para nós uma maior participação no mercado”, explica o diretor da empresa Alfredo Mendes.

E as profissões mais tradicionais, como dentista por exemplo, terão espaço? “Com certeza, mas para o dentista que se mantiver atualizado, conhecendo sua carreira, conhecendo as novas tendências de mercado”, acredita Passini.

Agora vamos as dicas que podem te ajudar a descobrir se a profissão que promete tem a ver com você.

– Primeiro pergunte o que você gosta de fazer. Depois, quais as oportunidades de mercado e por último o que você é efetivamente capaz de fazer;

– Saiba quais são os seus talentos, aposte na sua qualificação. Talento é uma coisa natural, qualificação você pode buscar. Se conseguir juntar os dois é sucesso garantido;

– Não se esqueça: é bom você gostar do que faz, pois vai fazer todos os dias.

E talvez mais importante do que saber quais serão as profissões do futuro seja saber qual o perfil do profissional do futuro. Ele deve ser extremamente dedicado à inovação, ao conhecimento e muito, muito hábil com as pessoas. Valoriza-se demais a inteligência emocional, a capacidade de interação com o ser humano, com os novos ambientes, com as novas culturas. “A capacidade de aprende e se adaptar a um novo modelo rapidamente é o que vai fazer o profissional se manter atualizado e seguro no mercado. Não exatamente numa profissão”, orienta o especialista.

http://jornalhoje.globo.com/ – Ache esta matéria em:

http://jornalhoje.globo.com/JHoje/0,19125,VOI0-3069-888-308739,00.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *