Qual É A Hora Certa De Pedir Aumento

Quais são os melhores momentos na vida de um profissional para pedir um aumento salarial? Segundo, Adriano José Meirinho é diretor de comunicação e marketing da Catho Online, é preciso cautela e análise antes de fazer o pedido.

Para o executivo, quando feita do jeito certo, a pergunta pode trazer bons resultados, mesmo que a conversa com o superior não termine em uma quantia maior, depositada em sua conta ao final do mês.

“No momento de conversar sobre isso, o mais importante é deixar claros os motivos pelos quais você merece o aumento e estar preparado para a conversa”, afirma Meirinho. Ele também destaca que medos, como de receber um não ou insegurança sobre o desempenho na empresa, podem parecer barreiras, que devem ser vencidas com bom senso e ponderação.

Por exemplo, o profissional deve fazer uma leitura dos benefícios que ele traz para a empresa, bem como as metas que já alcançou. Além disso, é importante saber a média salarial para o cargo, principalmente o que o mercado paga para pessoas do mesmo nível. “Pesquisas em sites de emprego e jornais ajudam a identificar a faixa salarial de sua área, assim como o valor pago por empresas do mesmo porte”, diz.

Esperar o momento certo também é importante. Meirinho aponta a necessidade de percer o humor do chefe antes de iniciar a conversa. “É importante verificar se a companhia não está enfrentando nenhuma crise financeira ou se congelou as contratações e promoções momentaneamente, por exemplo”.

Entre outros fatores importantes está o profissionalismo na hora de fazer o pedido. Evite dramas pessoais, não compare salários com colegas e não minta sobre propostas de emprego. Lembre-se de que os profissionais com mais chance de ganhar um aumento são os que agregam à empresa.

Dicas

– Explique os motivos do pedido de aumento baseado em uma autoanálise e no conhecimento dos valores de mercado para seu cargo.

– Procure o momento certo para falar. Evite dias tensos e procure estar com seus projetos em dia antes de fazer tais pedidos.

– Guarde recursos para investir em aprimoramento profissional como cursos. Pense sempre em reciclagem profissional.

– Se não conseguir o aumento na primeira vez, tire proveito das críticas para melhorar o desempenho.

– Evite motivos pessoais e comparações com o salário de colegas. Nunca minta sobre propostas que não existem.

– Peça sempre feedbacks sobre seu desempenho. Fique atento à visão de seus superiores sobre o seu trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *