Profa. RITA ALONSO

 eu

Professora universitária, atua nas seguintes disciplinas: Recrutamento, Seleção e Treinamento de Pessoal, Relações Humanas na Empresa,  Motivação e Liderança e Dinâmica de Grupo. Formação geral em cursos da área de humanas.  Docente da Universidade Estácio de Sá, leciona há mais de 20 anos nos cursos extracurriculares e participa de jornadas da Semana de Comunicação Estácio de Sá, ministrando Oficinas de Dinâmica de Grupo e palestras em vários Campi.

Professora de Cursos do SESC – Serviço Social do Comércio:  Dinâmica de Grupo no Relacionamento Interpessoal, Jogos de Empresa e Oficina e Jogos para a 3ª Idade. Instrutora dos Cursos do SEBRAE. Ministrou Treinamento aos servidores do INPI – Instituto Nacional de Patentes Industriais: Relacionamento Interpessoal.

Funcionária há mais de 30 anos da RIOTUR – Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro cedida a Prefeitura do  Rio de Janeiro onde no Setor de Recursos Humanos da Controladoria Geral do Município participou de vários projetos como levantamento de diagnóstico e clima organizacional, Avaliação de Desempenho, 5S e Controle de Qualidade Geminho.

Elaborou a apostila de novos concursados e planilhas de novos cursos de qualificação aos servidores. Uma das responsáveis pelo controle e distribuição da Cesta-Amiga aos funcionários carentes assim como entrevista para avaliação, ajuda e aconselhamento. Desenvolve trabalho de consultoria organizacional com projetos de implantação de setor de RH em empresas, realiza treinamento de trabalhos de alfabetização e tele curso de funcionários.

Palestrante Comportamental e Motivacional.

ritaalonso@gmail.com

 




106 Responses to Profa. RITA ALONSO

  1. Olá.. Sou o Professor Francisco Torres, sou consultor em idiomas para necessidades específicas.

    Costumo trabalhar em parceria com empresas, escolas, associações e igrejas levando o projeto dos meus cursos na area de ingles.

    No momento, venho buscando fechar parceria com empresas para montar curso de ingles in-company

    Caso vc tenha algum contato legal com empresas, ou queira fechar parceria comigo para oferecermos curso de ingles em empresas, podemos sentar e discutir proposta

    fico no aguardo e desejo-lhe muito sucesso e parabens ae pelo seu blog!

  2. Ola… Sou estudante de Administração de Empresa e vendo seu site me deparei com algumas situações na qual já passei e não soube lidar com a situação, principalmente nas dinâmicas de grupo.
    Sempre trabalhei em grandes empresas e no momento estou buscando um novo emprego.
    Já enviei diversos curriculo na qual não obtive retorno, estou preocupado, não sei se minhas experiências acabam dificultando ou se o momento realmente não é propicio para novas contratações.
    Gostaria de saber se você tem algum email na qual possaria te passar meu currículo para que você desse uma olhada, e caso exista alguma oportunidade na qual eu possa alterar para que eu ficasse sabendo.

    Conto com sua colaboração.

  3. Profa. Rita,

    Parabens pelo site maravilhoso, onde você compartilha com todos, materiais que são de muita riqueza pessoal e profissional.
    Um forte abraço!

  4. Prezada Rita

    Parabéns! Muitas matérias excelentes para todos os profissionais da área, que amam o que fazem pelas pessoas.

    Um Abraço!

    Marluce Queiroz

  5. Profª Rita,

    Parabéns pelo belíssimo trabalho que vem desenvolvendo. Cair de pára-quedas em blog, pois estava buscando um jogo de empresa para adaptar e desenvolver numa apresentação da faculdade.
    Fora a faculdade irei manter contato futuro, tendo em vista que na arte de empreender eu juntamente com alguns colegas de faculdade estamos engajados na constituição de uma empresa voltada a realização de eventos técnico-científicos e com certeza a faremos convite para participar de um dos nossos eventos futuros.

    Para conhecer um pouco do nosso trabalho visite nosso site: http://www.dacidadeeventos.com.br

  6. Iuri,
    Vou agora mesmo retribuir a visita em seu blog em agradecimento às suas palavras que tanto ajudam a continuar neste trabalho gratificante aqui do site!
    E podem contar comigo para participar dente novo empreendimento de sua turma de faculdade.
    Sinceros abraços,
    Prof. Rita Alonso

  7. Olá Professora … Parabéns pelo seu trabalho onde você compartilha com todos, materiais que são de muita riqueza pessoal e profissional.
    Estou muito feliz em conhecer pessoas que querem contribuir para o mundo ficar um pouquinho melhor.
    Um abraço e continue assim …

  8. Olá Profª Rita! É com grande prazer que comento sobre seu blog que ficou maravilhoso, sempre faço pesquisas por aqui. Estou no 1º período de Recursos Humanos e estou adorando. Gostaria de saber se a Sra tem áudio ou e-book sobre Relações Interpessoais. Desde já agradeço e desejo sucesso e felicidade em sua carreira. Parabéns

  9. Olá Prof. Rita,

    Quero agradecer pelos e-mails, e por me fazer ver a vida de uma forma diferente, por poder voltar a sonhar meus sonhos e acreditar que posso torná-los realidade.
    Tenho certeza que conseguiu mudar a vida de muitas outras pessoas com as mensagens e palavras de motivação. É disso que o mundo precisa… Ser motivado e acreditar que tudo pode ser diferente. Mas para que isso de fato aconteça,precisamos fazer a transformação primeiramente dentro nós… Só assim poderemos transformar os outros e conseqüentemente a mudança do mundo acontecerá.
    Obrigado por fazer dos meus dias, dias melhores!
    Parabéns pelo grandioso trabalho!!
    Abraços e até mais!!!

  10. olá! boa tarde

    Gosto muito do seu site têm ajudado muito nos meus trabalhos de faculdade, pois curso gestão em RH. Queria saber se vc têm algum material sobre remuneração por competencia, e exemplos de empresas que adotam esse sistema de remuneração, pq estou fazendo um trabalho sobra o assunto,.

    grata: andreia medeiros

  11. Prezada Rita Alonso,

    Parabenizo-a pelo seu excelente e interessante site.
    Suas matérias nos leva a luz da sabedoria da verdadeira forma do relacionamento do ser humano.

    Parabéns,

    Roberto Santos

    ET. Gostaria se possivél fosse, o seu e-mail para que eu possa lhe enviar uma correspondência.

    Fico grato,

  12. Olá, tudo ok?

    Recebo sempre suas mensagens motivacionais, quero parabeniza-la pela qualidade de seu trabalho.

    Grande abraço.

  13. Obrigado Rita e parabéns pelo seu trabalho. Foi muito bom compartilhar a experiencia com os seus alunos. Se precisar de mim, a qualquer tempo, estou à disposição!
    Deus te abençoe em sua vida e missão!
    Abraços

    Robson Santarém

    • Eu é que agradeço meu amigo!
      Uma parte da nota para a prova (Av1) foi fazer uma entrevista com um empreendedor. E fiquei muito surpresa qdo estava corrigindo os trabalhos e reparei que um dos grupos tinha feito entrevista com Robson Santarém.
      Fiquei muito feliz por te conhecer um pouco mais!
      Abraços e fique bem…
      Prof. Rita Alonso

  14. Oi Prof. Rita, tudo bem?
    Espero que td em paz … Por aqui tudo ótimo …
    Seguinte, vc tem interesse em divulgar seus artigos para a imprensa? Faço assessoria para uma empresa que se chama AGP RH e gostaria de uma pessoa com o seu perfil para escrever textos falando sobre dinheiro, quanto pedir, como abordar a questão, enfim, todas essas questões que você fala no seu texto. O que me diz? Divulgo seus artigos, seu site, sua formação e etc …
    bjss
    att
    Adriana

  15. Olá Profª Rita,
    Tudo bem com você?
    Venho acompanhando seu trabalho pela Internet e pelos seus CDs, está cada vez mais focado em Recursos Humanos que na realidade está presente em todas as outras áreas.
    É sempre muito bom falar com você!
    Boas conquistas.
    Prof. Ms. Mauro Benucci

  16. Olá prezada Rita Alonso, já há algum tempo venho recebendo emails com suas ricas mensagens que só tem me ajudado a ver a vida de forma melhor,estendo aqui meus agradecimentos pela sua existencia e difusão de conhecimentos relacionados ao comportamento humano, elucidando pessoas incaltas que atualmene tem se esquecido do ser e pautando o ter.
    Deus te abençoe e te encha ainda mais de conhecimentos tanto cognitivo, como emocional para auxiliar individuos que estão vazios de valores morais em nossa sociedade contemporanea .

  17. Olá Rita, sou aluna da Etec Prof. Horácio Augusto da Silveira, do Centro Paula Souza, estou no 2° módulo do curso de Administração e neste semestre nós estamos desenvolvendo o nosso projeto de TCC. Em busca de informações sobre profissionais que tenham algum tipo de relação com o nosso tema – Profissões do Futuro, encontrei o seu site; achei muito interessante e, ao entender melhor os fundamentos de sua profissão, percebi que seria muito importante para nós ter alguém como você para nos ajudar no desenvolvimento do nosso projeto. Por isso gostaria de solicitar, se possível, uma pequena entrevista via-email, para saber mais sobre a sua opinião, ou obter maiores informações sobre o assunto que iremos abordar em nosso trabalho. Ficaríamos muito gratos com a sua colaboração.

    Aguardo resposta.

    Desde já agradeço,

    Imara Alves.

  18. Gostei do site…ainda não tive tempo de navegar em tudo, mas gostei das dinâmicas. Temos uma coisa meio que em comum, sou estudante de Turismo. Se quiser divulgar link’s em meu face relacionados a área , serão com certeza bem vindos. Obrigada por me apresentar ao seu site!!!!!Bjs.

  19. Esse site me ajudou em tantas coisas, pena que eu descobri um pouco tarde, pois hoje apresentei minha monografia sobre clima organizacional, e vi que aqui tem artigos muito interessantes. Mas eu continuarei vindo aqui sempre que puder, para me reciclar um pouquinho. Adorei o site 🙂

    Atenciosamente,
    ANA LAURA MIRANDA

  20. Olá Rita,

    Primeiramente, parabéns pelo site! Sou formada em Comunicação Social com ênfase em Cinema, não quis trbalhar na área e quando me formei acabei montando uma escola de música, devido às circunstâncias no momento. Isso foi há 4 anos. Estou feliz, porém, sempre tive vontade de trabalhar como RH em alguma empresa. Gostaria de saber se por ser formada em Comunicação Social eu tenho chances, já que isso agora está me incomodando muito Sei que todo mundo quer ter seu próprio negócio, porém, acho que com 30 anos de idade tenho que respeitar minha vontade.

    Obrigada

  21. olá professora, estive visitando seu site na procura do “significado de ser faixa preta” pois o google me indicou o site, no entanto, não consegui encontrar. Caso exista algo me informe.
    Sou autor do livro “Seja um Vendedor Faixa Preta” – A Essencia das Artes Marciais Aplicada na arte dos Negócios. Como um estudioso desta área, tudo que se relaciona ao assunto me interessa.
    Um grande e fraterno abraço.

    • José,
      Conforme e-mail que lhe enviei o Google se referia ao texto aqui do site “A PARÁBOLA DA FAIXA PRETA”.
      Parabéns pelo seu livro, ainda não li mas o assunto me despertou interesse.
      Um grande abraço,
      Prof. Rita Alonso

  22. Rita
    maravilhoso o teu site, é um verdadeiro instrumento de utilidade pública para aqueles que têm ansia pelo conhecimento. Eu já havia passado por aqui algumas vezes de forma parcial, mas hoje vi o tamanho do teu esmero e dedicação. O site é amplo, delicioso. Agradeço também o apoio na divulgação de meu trabalho de coração. Muita luz e muito obrigada.
    Suely

  23. Profa. Rita

    Gostei muito de seu site, trabalho em RH e sempre procuro ler sobre temas ligados a área.

    Parabéns! Belo trabalho.

  24. Boa tarde Professora Rita Alonso,

    Gostaria de escrever muitos elogios a si, mas infelizmente não haveria palavras que chegassem para descrever tanta bondade e simpatia que podessem expremir a fantastica pessoa que a professora é.
    A professora é tão nobre e bom como o Sol, que tem a humildade de emprestar a sua luz para que outros possam brilhar também.

    Obrigado por tudo querida professora que os seus sonhos se tornem em realidade pois bem merece.

    Beijinho grande com toda amizade e carinho de portugal

    Jorge Humberto Paixão

    • Amigo Jorge,
      Eu é que agradeço vc se dispor, daí de Portugal, deixar este recado tão atencioso aqui no site.
      Desejo muito sucesso para você em sua vida profissional, e se possível indique meu site aos seus amigos!
      Um grande abraço e fique bem…
      Prof. Rita Alonso

  25. Rita

    Ótima mensagem adorei a força que tem neste texto e obrigado por aceitar-me em seu grupo de amigos.

    Fernando Alves

  26. Olá, Prof. Rita!

    Estou no último período de Pedagogia e fui aluna da Daniela de Oliveira em um curso de Práticas em Pedagogia Empresarial da Fund. MUDES.
    Procuro novos cursos nesta área. Tem como me orientar sobre seus treinamentos!?

    Parabéns pelo trabalho e pelo site!
    Sucesso!

  27. Prof. Rita parabéns pelo seu sucesso e que não pare nunca, afinal todos os Posts acima e este meu, são de reconhecimento pelo seu trabalho, parabéns.
    Para mim que gosto de ler e tenho interesse em efetuar palestras realmente tem muito material aqui.

    Mais uma vez parabéns e se prepare pois ainda mais Posts irão chegar o seu sucesso é merecedor.

    Parabéns
    Wagner

  28. Olá, estava procurando por uma comunidade de”Estudos de CasoS” Dinâmica, para aplicar em sala de aula,pois dou aula de Informática mas não gosto de ficar sempre nas mesmas mesmices gosto de inovar,e tive essa idéia de dinâmica pois um Professor meu de RH havia aplicado também e adorei, achei muito motivador e criativo, achei a comunidade e logo entrei em seu SITE, e posso dizer que estou muito impressionada com o seu Trabalho adorei, achei o que eu procurava e até o que não procurava… está de PARABÈNS e tudo de bom para você “FICA COM DEUS”

  29. parabens pelo site, tenho um trabalho sobre dinamica de abrigo subterraneo, fiz a escolha entre os doze, escoljhi os seis mais equilibrados, sera que é isso que entendi???

    • Marcos,
      Não sei exatamente o que vc deseja em relação à resposta, mas nós entrevistadores aplicamos esta dinâmica “Abrigo Subterrâneo” para verificar a participação em grupo, o poder de consenso das pessoas e flexibilidade de aceitar opiniões diversas às suas. Nos permite avaliar o grau de liderança, a forma de persuadir ou intervir no grupo, bem como a flexibilidade, a capacidade criativa e o saber ouvir.
      Em um treinamento possibilita despertar nos componentes a possibilidade de refletir sobre a influência de conceitos, valores e como agimos diante de uma decisão de muitos riscos.
      Aqui no site você encontrará esta dinâmica cujo objetivo é verificar:
      características de liderança, comunicação, flexibilidade, valores pessoais e outros aspectos relevantes à característica da possível chefia. Caso seja aplicada em treinamento, observar também como conduzir e influenciar o grupo.
      influenciar o grupo.

  30. Adorei seu site e nele encontrei palavras motivadoras, textos criativos e dinâmicas bem legais.Sou professora de Sala de recursos em Brasília.Vou utilizar algumas dinâmicas com meus alunos e depois volto para comentar como foi.
    Um grande abraço e obrigada pela motivação!!!

  31. Bom dia Rita!
    Primeiramente venho parabenizar por esse site que eu adorei. Tem muitas informações que possamos levar para nosso dia a dia, onde vem a nos complementar como pessoas e profissionais. E Olha foi tudo sem querer que encontrei seu site. Estou buscando informações sobre o livro ” O Cargo é Seu: 150 respostas…” e foi assim cheguei até o seu site e que diga-se de passagem já adicionei em meus favoritos.
    Mais uma vez parabenizo pela iniciativa e tenho certeza que este me ajudadará no desenvolvimentos profissional e pessoal.

    Sucesso!!

    Silvio A. Gregório

  32. Professora,

    Rita é meu segundo nome também e pesquisando descobri que significa “radiante”, muito apropriado a uma pessoa como você.

    Esse site radia muito de sua generosidade e conhecimento.

    Parabéns pelo belo trabalho.

  33. Olá,Professora Rita!

    Quero parabeniza-la pelo site,ele realmente esclarece muitos pontos que vem deixar alguns profissionais com duvidas e até mesmo os que já trabalham na area!

    Parabéns pelo belissimo trabalho,visitarei sempre!

  34. Professora,

    Sou funcionario do Bradesco, tao logo tenho uma Pre-qualificação para Gerente.Esta Pre-qualificação requer doze Competencias, tenho de aprimora-las para poder qualificar-me. O curso e feito pela MBA Empresarial de São Paulo. As doze Competencias são – Empreendedorismo, Liderança, Relacionamento Interpessoal, Equilibrio Emocional, Negociação, Visão Globalizada, Planejamento Estrategico, etc. Qual o proficional que podera me orientar e me aprimorar ? Qual a area ?
    Agradeço-lhe

    Jose

    • José,
      Primeiro você precisa especificar exatamente o que são as competências. Uma a uma. Verificar em você quais são pontos fortes e quais são pontos fracos e como melhorá-las. Aqui no site vc encontra material para cada competência. Estude, se posicione, esmiuce e acredito que por si poderá resolver esta questão.
      Se por final, ainda assim achar q necessita de um coach, tente alguém que realmente tenha uma boa experiência para lhe auxiliar.
      Abraços e boa sorte,
      Prof. Rita Alonso

  35. Rita,estive a ver o teu site,e de facto,riquissímo,revelando uma mulher com M grande,para além de uma beleza extraordinária como mulher,um currículum profissional diverso e invejável de uma grande senhora em relação à forma de estar na vida plenamente. Gostei muito beijinho grande,saúde e boa sorte para tudo.

  36. Caramba. Rita, estive no Rio e tive aqui no sul uma vizinha que vinha do Rio para passar as férias conosco. Estes fatos desenvolveram uma afeição por voces, incrivel. O jeito de voces é muito amado. Teu site é muito carinhoso. (próprio de voces). Gostei.
    Bjs
    Hanauer

  37. Olá Rita, amei teu site, e peço à Deus que te abençoe e ilumine sua vida, tem me ajudado muito com seus artigos.
    “Quando crescer quero ser igual à você…”…rs…rs…
    Te admiro muito, não me pergunte porque, acho que uma qestão de afinidade, mesmo sem conhecê-la pessoalmente…
    bjus
    Fique com DEUS
    Rosângela.

  38. Olá Profª Rita, sou professora de Liderança, Como falar em público, etc.
    Gostei muito do seu material, bastante didático, parabéns…
    Já inserí em meus favoritos…

    A propósito tem agenda para cidade de Goiânia? Gostaria muito de assistir sua palestra.

    Obrigada.

  39. Rita vou fazer um estagio sendo auxiliar de administração. É meu 1º estagio ou seja 1º emprego,
    terminei o curso mais estou nervosa por não ter experiencia. Quero que voce me diga algo que eu posso fazer nesse estagio? E ate aonde eu posso estagiar pela primeira vez?
    obrigado!!!!!!!!!!!Erika

  40. Olá Rita Alonso, visitei seu site e achei ele completo, riquísimo,super profissional, que ajudará a todos nós profissionais, estudantes… a nos enriquecer na nossa vida profissional, parabéns.
    Rita, me formei em 2010.01 em ” Gestão de Recursos Humanos” e me inscrevi na pós – Graduação do curso de ” Gestão do Potencial Humano nas Organizações” em 2011.01 e gostaria muito de tirar umas dúvidas com você. Como faço para ter seu e-mail? Você tem facebook para eu poder trocar idéias com você?
    Obrigada.
    Beth

  41. Olá!
    Acho que será minha professora neste período!!!
    Já adorei…
    A aula é amanhã.
    Telepresencial, mas sei que será o máximo.
    Campus: macaé

    Abraços

  42. Bom, gostaria de parabeniza-la pelo site, eu fiquei bastante entusiasmado com as dinamicas para igreja ,trabalho com Jovens na igreja e quero aproveitar suas dicas que serão bem vindas,, bom minha segunda questão é com relação a um problema que tenho,foi através dele que conheci o site,no artigo que vc escreve, sobre dedicação,sou bastante proativo ,tenho uma segurança muito boa no que faço ,mas… não consigo ser dedicado,leio muito,sou musico,dou aulas de musica,estou sempre a par das questões do país,trabalho em uma psquiatria, com dependentes de drogas,, mas ,essa dificuldade me acompanha,dou palestra sobre droga e alcool,não sei talves seja isso, ou vc faz uma coisa perfeita ou faz varias pela metade,,mas e vontade de fazer,,o que fazer com ela,,, descupe esse texto longo mas eu tambem gosto muito de escrever,se é que vc me entende ,rsrrrsrrsr

    • Marcelo, sinceramente eu não entendi qual o seu problema. E relendo o q vc escreveu só consigo identificar a frase q vc diz: “não consigo ser muito dedicado”. Bom Marcelo, a seguir vc cita várias atividades suas…
      Hoje em dia temos q aprender a ser generalistas também. E pelo q vc contou é este o seu caso e lhe dou parabéns. Mas se vc não está satisfeito com este seu desempenho por falta de dedicação e foco, então sugiro q vc parta para outro caminho. Pq vc não se dedica a ensinar pessoas a fazer estas coisas q não consegue se dedicar integralmente? Fora isto vc deve se dedicar mais a estudar a organização do seu tempo e agendar todas as suas tarefas e compromissos isto inclui estudo e leitura.
      Um grande abraço,
      Profa. Rita Alonso

  43. Olá Rita,
    Em primeiro lugar parabéns pelo site as matérias são ótimas e me ensina muito. Tenho 30 anos de Serviço Social e sinceramente nunca havia ouvido falar em Serviço Social do Comércio, o que me deixou muito interessada. Tenho grande experiência com Ongs, Políticas Publicas, crianças e adolescentes, mas confesso que estou querendo mudar para novos desafios, apesar de ter 54 anos, não vejo como empecilho pois gosto de estudar, fazer cursos e me manter atualizada. Ha! moro no interior de São Paulo. Me diga onde posso encontrar este curso. Tem em pós?

    Abç Deus abençoe sua vida!

  44. Rita, Desculpa a ignorancia ou falta de atenção. Agora caiu a “ficha” sobre Serviço Social do Comercio. rsrs MAs se souber de algum curso relacionado ainda me interessa.

    Obrigada

  45. Olá Rita boa tarde!
    Desde já agradeço o contato e tambem à indicação a Fernanda, muito valida a ideia. Bem, como deve ter lido no Linkedin, trabalho com recreação e embarco em navios da Royal para temporadas na Europa e Caribe. No entanto, gostaria de uma orientação a respeito de como me inserir no mercado de trabalho aqui no BR, utilizando o que tenho como bagagem cultural e tambem academica. Se você puder me orientar sobre como preparar um CV, que areas tentar atingir, que setores/empresas teriam mais a ver com meu perfil etc…Obrigada e parabens pelo site e mensagens publicadas!

  46. Meu nome é SIMONE ESTEVES, sou estudante de educação física, 1º período, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Eu e meu grupo – um total de 07 alunos – escolhemos realizar um trabalho exigido pelo professor da disciplina “Teoria do desporto coletivo”, cujo tema escolhido foi “desporto coletivo nas empresas.”

    Assim, iniciamos nossa pesquisa de campo no sentido de conhecer e contactar empresas que organizem eventos entre os funcionários. A partir de então, iremos desenvolver nosso tema focando a organização dos projetos, as razões de implantação, seus benefícios e eventuais prejuízos.

    Dessa forma, pelo presente e-mail, encaminhamos essa comunicação para alguns profissionais , e, solicitamos gentilmente, colaboração no sentido de divulgar o trabalho desenvolvido em seus ambientes de trabalho, dividindo com nosso grupo as experiências vivenciadas pelos projetos.

    Convém esclarecer que o resultado da pesquisa de campo será documentado. Imaginamos utilizar filmagens e fotos – caso não haja impedimento – para concluirmos nosso trabalho, o qual será apresentado para toda a turma.

    Ademais, na hipótese de uma empresa compartilhar conosco esse trabalho, solicitamos uma resposta em breve, para que o grupo se organize e desde logo inicie suas atividades .

    Por fim, desde já convidamos os interessados em assistir à apresentação em sala de aula – a edição final de nosso trabalho – e, igualmente conhecer as instalações do Instituto de Educação Física – UERJ, fato que nos honrará imensamente.

    Agradecemos imensamente a atenção dispensada, colocando-nos inteiramente ao dispor de v.Sªs., atenciosamente.

    SIMONE ESTEVES

    (e-mail : siesteves@bol.com.br )

  47. Boa Tarde,Prof(a).

    Preciso de uma ajuda se possivel,tenho que fazer um seminário junto com uma dinamica de grupo ,cujo o tema é “o problema das drogas e o papel do gestor ,estou com muita dificuldade,se possivel ,poderia estar enviando ao meu e-mail alguma dinamica relacioana ou materias sobre o tema.

    Um abraço.

    Daniella.

  48. Professora,depois da bíblia, suas mensagens são as belas que eu já li.Lhe dou parabéns. Pretendo fazer meu TCC uma homenagem a uma querida professora que saiu da faculdade.Foi através dessa pesquisa que encontrei seu site. Você poderia me passar umas dicas? sinceramente eu não sei por onde começar.Só sei que depois que ela foi demitida senti que a mesma foi injustiçada do modo como a mesma saiu. Ela já é de idade,e, de repente a mesma pode estar deprimida e achar que tudo que a mesma fez enquanto professora foi em vão. E lendo o q vc escreveu estou aproveitando algumas frases q vc diz: “não se deixou levar pelo o que os outros dizem, e correu atrás do seu sonho de ser professora”
    Professora, graças a Deus e a você não vou trancar minha faculdade depois de lê suas mensagens. Você ,realmente, é muito “radiante.
    Parabéns pelo excelente trabalho.

    Um grande abraço,
    De alguém que lhe admira muito.

  49. Uma correção: Os gregos não eram panteístas e sim POLIteístas. Esta confusão é muito comum porém a diferença é grande. Politeístas acreditam em diversos deuses enquanto panteístas acreditam em um Deus apenas, constituído por tudo que o homem não criou.

  50. Querida mestra amiga e professora, boa noite. Só passei para te desejar muita saúde, paz e prosperidade, fé e continue a distribuir conhecimento, saber e aprendizado. Com vc somos vencedores sempre. Bjs . Tudo de bom, mestra.

  51. Depois que descobri seu blog, raros são os dias, em que não faço uso do mesmo. Gosto muito do que você posta, isso tem me ajudado muito no dia a dia. Sucesso..

  52. Professsôra Rita,

    Boa tarde,

    Sou aluna da Universidade Estácio de Sá, cursando
    Administração-EAD_Salvador, estou gostando muito do curso e pretendo, fazer pós em RECURSOS HUMANOS, gostaria de contar com sua orientação sobre a minha
    escolha.
    Um abraço,

    LUZIA CRISTINE

  53. Tarde boa Rita, lie este texto e lembrei de você com suas duas amigas,se possível gostaria que falasse algo sobre o mesmo. Não precisa ser homem, basta ser humano, basta ter sentimentos, basta ter coração. Precisa saber falar e calar, sobretudo saber ouvir. Tem que gostar de poesia, de madrugada, de pássaro, de sol, da lua, do canto, dos ventos e das canções da brisa. Deve ter amor, um grande amor por alguém, ou então sentir falta de não ter esse amor.. Deve amar o próximo e respeitar a dor que os passantes levam consigo. Deve guardar segredo sem se sacrificar.

    Não é preciso que seja de primeira mão, nem é imprescindível que seja de segunda mão. Pode já ter sido enganado, pois todos os amigos são enganados. Não é preciso que seja puro, nem que seja todo impuro, mas não deve ser vulgar. Deve ter um ideal e medo de perdê-lo e, no caso de assim não ser, deve sentir o grande vácuo que isso deixa. Tem que ter ressonâncias humanas, seu principal objetivo deve ser o de amigo. Deve sentir pena das pessoa tristes e compreender o imenso vazio dos solitários. Deve gostar de crianças e lastimar as que não puderam nascer.

    Procura-se um amigo para gostar dos mesmos gostos, que se comova, quando chamado de amigo. Que saiba conversar de coisas simples, de orvalhos, de grandes chuvas e das recordações de infância. Precisa-se de um amigo para não se enlouquecer, para contar o que se viu de belo e triste durante o dia, dos anseios e das realizações, dos sonhos e da realidade. Deve gostar de ruas desertas, de poças de água e de caminhos molhados, de beira de estrada, de mato depois da chuva, de se deitar no capim.

    Precisa-se de um amigo que diga que vale a pena viver, não porque a vida é bela, mas porque já se tem um amigo. Precisa-se de um amigo para se parar de chorar. Para não se viver debruçado no passado em busca de memórias perdidas. Que nos bata nos ombros sorrindo ou chorando, mas que nos chame de amigo, para ter-se a consciência de que ainda se vive.

  54. Boa Tarde Rita alonso,

    Sou estudande do curso de administração do SENAC/MG, na disciplina de gestão de finanças,
    estou realizando um trabalho sobre a gestão do capital de giro, e venho por meio desde, lhe pedir alguma ajuda,
    sempre leio o seu site, e com isso notei que você sempre compartilhar com seus leitores apostilas de dinamicas de grupo etc.

    Gostaria de pedir sua ajuda quanto a alguma dinamica de grupo voltada para a área da gestão do capital de giro.

    Agradeço deste de já,

    Rodrigo Ferreira Rodrigues.

  55. Prezada Rita Alonso, adorei seu site! Recebo sempre suas mensagens, mas nunca havia visitado seu site.
    Parabéns pelos artigos que aborada vários assuntos e áreas.
    Seu trabalho é excelente!
    Um grande abraço e muito SUCESSO!!!

  56. Olá Profª Rita!! Encontrei o seu site e estou me surpreendendo a cada instante com ele. As mensagens são extremamente otimistas e o conteúdo bastante rico.
    Sou formada em Gestão de Rh há dois anos, porém não tive chance de trabalhar na área. Me formei em Junho/2009 e em Julho/2009 descobri a minha gravidez, tendo que me dedicar exclusivamente a maternidade.
    Hoje trabalho em uma recepção de hotel em Salvador. Ganho R$ 700.00, tenho alguns cursos em Rh e Inglês fluente. Acho relativamente pouco diante de tanto investimento que fazemos.
    Aqui em Salvador é muito dificil encontrar emprego na área, eles estão recrutando psicólogos com facilidade.
    Ainda trabalhando no hotel, tenho planos de trabalhar como autônoma…mas em que especificamente? Gosto de recrutamento e Seleção, poderia fazer esse processo por conta própria? Preciso trabalhar para mim e aproveitar os cursos e graduação.
    Muito obrigada, desde já, pela atenção.

    Raquel Moraes
    Salvador- BA.

  57. Ola Rita, estou muito feliz por ter encontrado um site como o seu diáriamente antes de ir para o trabalho recebo seus email, e muitas vezes me ajudaram me mostrando alternativas as quais eu não havia pensado o refletido, tenho apenas que agradecer por ter o grande privilégio de ser leitor de seus trabalhos.
    O que mais me chamou a atenção foi a texto A hora de Mudar, estou num dilema tremendo em permanecer onde estou e mudar e o mesmo ajudou a esclarecer algumas coisas.
    Obrigado.

  58. Olá,

    Tive aulas com você a bastante tempo atrás e hoje retorno para lhe fazer uma pergunta. Você faz palestras motivacionais e/ou liderança em empresas?

    Fico no aguardo,
    Bjo

  59. Ola!…Profª. Rita.

    Eu procurava uma imagem sobre placas de sinalização, encontrei a imagem, mas suas palavras me fizeram dar uma espiada em seu site e vi que Seres de Elevada e Iluminada Alma também são professoras. Assim como tem super-herói professor, tem também professora de Luz que mostra o caminho do amor, da compreensão e o sentido existencial a seus alunos.

    Que a Consciência Divina Universal a ampare e Ilumine sua missão de educadora Consciente do verdadeiro sentido de seu trabalho.

    Luiz

  60. Boa noite, meu nome é gabriela, e esse nome tb foi eu quem mudei pois tb não gostava do meu… Gostaria muito de um apoio, uma indicação de alguem com experiencia para me ajudar..Estudo também RH, adoro manter contato com pessoas, mas por incrível q pareça só gosto… não consigo, invejo pessoas q conseguem, por isso, queria saber pq, pq não consigo se quero tanto, algo de ntro de mim, me quer mal, pq não consigo contê-lo, sou muuuito bonita, todos dizem, mas qto mais dizem vejo como sou imprestável, do tido, loira burra motivo de rizadas, mas no fundo, sei q sou uma pessoa muito boa, tudo de bom… mas saber disso me deixa ainda mais entristecida, deprimida pois só me prova q realmente é um inimigo.. como vencê-lo..Atenciosamente Gabriela

    • Gabriela, pelas suas palavras percebo que a sua autoestima está em baixa e realmente esta é a hora de fazer algo para reverter este quadro. Sugiro que procure um profissional adequado que lhe ajude nesta empreitada.
      Em muitas universidades (como a Estácio de Sá, por exemplo) este trabalho é gratuito. Procure o setor de psicologia.
      Mas você também precisa querer mudar isso… tentar descobrir a causa e perceber que existem coisas maiores que esta depressão ou baixa estima que anda desenvolvendo. Desejo tudo de bom para você… Infelizmente não sou uma profissional gabaritada para este tipo de ajuda. Mas se precisar de uma amiga, esteja à vontade.
      Abraços,
      Prof. Rita Alonso

  61. Profª Rita, estou cursando Pós em Didática e Metodologia do ensino superior e estou concluindo meu trabalho do modulo “Dinamicas de Grupo” e achei seu site, muito interessante e otimos artigos.Qual sua formação??
    Sucesso e parabéns.

  62. Rita, venho lhe parabenizar pelo ótimo conteúdo exposto em seu site, tem me ajudado de muitas maneira em meu dia a dia profissional e pessoal. Todos os seus contextos relacionados ao mundo profissional é de suma importância não só para mim, como para muitos, além de toques motivacionais que fazem-nos refletirmos mais e tentar uma solução para algo melhor!! Um grande beijo do Bruno amigo da sua irmã Norma.

  63. AMIGA RITA PARABÉNS PELO TALENTO E PELA ESCOLHA DE SER UMA PROFESSORA E PODER AJUDAR A MUDAR O MUNDO.
    MEU NOME É CHICO DE ALMEIDA, SOU PALESTRANTE E PROFESSOR DE PNL, LIDERANÇA, INTEGRAÇÃO DE EQUIPES ETC.
    POR FAVOR ME ORIENTE: VOCÊ CONHECE ALGUM FILME QUE MOSTRA A REALIDADE DE UMA EMPRESA COM FUNCIONÁRIOS BOICOTADORES E QUE FORMAM COMPLÔS? ESTOU DANDO CONSULTORIA PARA UMA EMPRESA QUE ESTÁ PADECENDO DESTE MAL, JÁ ESTAMOS DESINFETANDO A ÁREA MAS SERIA BOM SE EU PUDESSE TER ACESSO A ESTE TIPO DE TRABALHO.
    ABRAÇOS.

  64. Parabéns pelas publicações, fiquei encantada. Trabalhei durante algum tempo com dinamica de grupo e mantenho um trabalho com lideranças de grupos e equipes, faço GRH na Estacio… sou apaixonada por ajudar pessoas, gosto de ajudá-las a encontrar um caminho, a despertarem e a buscarem conhecimento. Amo ler, e gostaria de receber textos seus em meu email.
    Obrigada!

  65. Utilizo a dinâmica do Bambolê para grupos grandes em média 40 pessoas para vagas de chão de fábrica, por acaso conhece alguma dinâmica que eu possa subtituir e que tenha o mesmo resultado para substituir a do bambolê.

    • Romerson, obrigada pela visita ao site.
      Sugiro que faça uma varredura no site e tente verificar qual a melhor dinâmica ou dinâmicas você pode utilizar pois só você pode dizer a que se adequa melhor ao seu grupo (faixa etária, maturidade, objetivo), ao local que tem disponível para aplicação de dinâmicas, ao tempo disponível e etc.
      Temos uma variedade imensa de dinâmicas e sei que encontrará o que necessita.
      Um forte abraço
      Prof. Rita Alonso

  66. Olá Professora, boa tarde!
    A quanto tempo heim!
    DEUS ilumine a vossa vida e que continue a este trabalho maravilhoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *