Reconhecimento: O 2ºR dos 5Rs

“O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.” Fernando Pessoa

“Por que o seu cliente potencial vai comprar de você e não de um dos
seus concorrentes?
O que a sua empresa tem que os seus clientes potenciais desejam e os
seus concocrrentes teriam dificuldade de copiar?
RECONHECIMENTO é tudo aquilo que se encaixar nas respostas às duas
perguntas acima .”

Como fazer para que a sua empresa ou a sua marca seja a escolhida? Nestes tempos de competição acirrada, de mercado saturado e caótico, de mercado com clientes conscientes, livres para escolher, e fiéis, essencialmente, ao seu bolso e às suas convicções, ter uma resposta a esta pergunta é crucial para o sucesso do seu negócio.

A única resposta a esta pergunta é que a sua empresa, ou a sua marca, tenha algo único ou diferente, algo que os seus clientes valorizem, e que os seus concorrentes tenham dificuldade de copiar ou fazer.

Ter algo único ou diferente, que seja valorizado pelo mercado que você atende, recebe o nome de vantagem competitiva ou diferencial competitivo.

Reconhecimento é o seu cliente e o seu mercado alvo saberem que a sua empresa, ou o seu serviço ou produto, têm um diferencial ou uma vantagem competitiva, desejada por estes clientes e pelo mercado alvo, e que os seus concorrentes não têm.

Ser Reconhecido é ter uma razão forte, aos olhos do seu cliente, que provoque a compra do que você vende, e desestimule a compra nos seus concorrentes.

Detalhes sobre o que é vantagem competitiva ou diferencial, e como obtê-la, podem ser obtidos nesta leitura complementar:

“VANTAGEM COMPETITIVA: O Que E Como?”

E você vai me perguntar:

– “Por que ter uma vantagem competitiva é uma necessidade para o meu empreendimento?”

Porque a primeira idéia é praticar preços baixos.

Preço baixo não é vantagem competitiva para ninguém, pois a médio e longo prazo, na briga por preços baixos, todos, a sua empresa e as dos concorrentes, estarão falidos. E falir não é vantagem para ninguém. Muito menos é competitiva, porque a falência, irremediavelmente, tira você da competição.

E vantagem competitiva está associada à palavra “valor”, oferta de maior valor para o cliente.

Estas são algumas das razões pelas quais você deve ter uma vantagem competitiva:

– é o que justifica os seus clientes comprarem de sua empresa, e não dos seus concorrentes;

– você pode vender mais de seu serviço, a um dado preço;

– você pode praticar preços maiores, já que você entrega maior valor;

– você obtém maior lealdade dos seus clientes.

O Reconhecimento é também uma estrada de duas mãos. Para você ser reconhecido, você precisa reconhecer. Só recebemos aquilo que entregamos.

Junto à necessidade da sua oferta diferenciada, fica o desafio de habilitar a sua empresa a reconhecer (identificar), de imediato, um pedido diferente do cliente, e disponibilizar mensagens e ofertas personalizadas, baseadas nestas informações obtidas.

O seu cliente pode necessitar ou desejar algo diferente… Os seus sistemas de atendimento, ou de oferta, estão aptos a reconhecer e atender rapidamente a este tipo de solicitação diferente da sua oferta padrão e já diferenciada dos seus concorrentes?

Carlos Alberto de Faria – calfaria@merkatus.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *