Seja Uma Pessoa Proativa E Não Apenas Reativa

Proatividade…

Até o momento que recebi e aceite o convite para escrever eu me comportava como uma pessoa reativa. (Eu detesto esse tipo de atitude. Apenas reagir aos acontecimentos e aos fatos). Quando tomei a iniciativa, eu me tornei proativa.

Segundo este pensamento atribuído a Abraham Lincoln: “A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo”.

Isso quer dizer Pro atividade. Um tema muito utilizado no mundo empresarial, nas atividades profissionais, é esperado como atitude das pessoas nas organizações. Mas fora desse mundo “empresarial”. Voltando à pro atividade, que significa muito mais do que tomar a iniciativa. Implica na responsabilidade que as pessoas têm sobre suas vidas. O comportamento resulta de decisões tomadas, e não das condições externas. Tem-se a capacidade de subordinar os sentimentos aos valores. Possuí-se a iniciativa e responsabilidades suficientes para fazer com que as coisas aconteçam.

Ao contrário, são as pessoas reativas. Aquelas que apenas reagem quando alguém lhes faz algo. As pessoas reativas são afetadas somente pelo ambiente físico. As pessoas pró-ativas agem sobre o ambiente.

Os reativos são levados por sentimentos, circunstâncias, condições e ambiente. Os pró-ativos são guiados por seus valores, cuidadosamente pensados, selecionados e interiorizados. Eles continuam sendo influenciados pelos estímulos externos, sejam estes sociais, físicos ou psicológicos. Mas a resposta aos estímulos é uma escolha ou reação baseada em valores.

Acredite em que vou te dizer: o crescimento e as oportunidades estão reservados para os pró-ativos. Os reativos ficam com o que sobra.

Se você está pensando em algum exemplo, eu deixo aqui. Proativas, são as pessoas que se antecipam. Quando pensam em alguém querido, logo entram em contato, mandam um e-mail, dão um telefonema, já os reativos, esperam o e-mail, um telefonema e aí, simplesmente respondem.

E estes, os reativos, apena reclamam das oportunidades perdidas, dos amores que se foram. Então: que tal parar de dar desculpas? Não ter tempo ou não ter dinheiro, pode ser apenas uma desculpa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *