Suas Atitudes Valem Mais Que Suas Intenções

problemas

Em primeiro lugar eu desejo que você tenha um dia bem produtivo, abençoado e principalmente que você seja presenteado com luz, saúde e prosperidade.

… o que vale mais?

Intenções ou as atitudes?

Pois é bastante comum, pessoas dizerem: “o que vale é a intenção!”.

Eu digo que “boas intenções não tem valor algum sem uma atitude concreta”. Ou seja: a grandeza do ser humano está na atitude, na ação concreta. Sem ela de que adianta uma boa intenção, aquilo que alguém quer fazer ou pensa em fazer, sem levar a concretizar?

De que adianta ter a intenção de ajudar alguém, se não formos capazes de mover um único osso de nosso corpo nessa direção?

De que vale a intenção de respeitar alguém, se na verdade agimos pensando apenas em nós mesmos?

De que vale a intenção de amar, se agimos com o mais puro desamor?

Para ser sincero, vale muito pouco, para não dizer, nada.

Eu posso ter os mais belos pensamentos e ideais, se eles não estiverem acompanhados de atitudes coerentes e concretas, tornam-se apenas uma cantiga para anestesiar a minha consciência ameaçada pela culpa de não ter agido de acordo com ela.

Vou tentar ser mais específico.

Professor Carlinhos, um antigo conhecido e colega, recentemente me relatou uma experiência que se encaixa bem como exemplo sobre o que eu quero mostrar nesta reflexão.

Ele é solteiro e mora sozinho. Mas isso não faz dele uma pessoa solitária. Ele é muito sociável, tem bastante amigos, suas rede sociais estão repletas de centenas de “amigos”.

Acontece que há alguns dias, Carlinhos teve uma enfermidade que o deixou literalmente de cama. Apesar da notícia ter circulado entre os amigos, muitos manifestaram desejos e intenções de melhoras, até citaram nas redes sociais, palavras de apoio.

Mas, de concreto, nenhum deles se dignou ir até a sua casa, para lhe prestar alguma ajuda, apoio e solidariedade. Ou seja, todos ficaram cheios de boas intenções, sem atitudes concretas.

Apenas uma das suas amigas, Raquel, com quem tem menos contato, ao saber da situação, deixou todos os afazeres e foi levar seus préstimos para cuidar dele. O levou ao médico e ao retornarem para casa, ficou cuidando dele até ele se reestabelecer e voltar à ativa novamente.

Agora, eu pergunto a você: Quem fez a diferença para Carlinhos? Todos os “amigos” bem intencionados ou aquela pessoa que agiu, além das intenções?

Para você pensar hoje!

Quantas coisas na sua vida tem sido mera intenção e ao analisar, percebe que não obteve o resultado que gostaria, por que faltou um ingrediente, “a atitude”?

Pessoas que já tiveram intenção de mudar de emprego, de cidade, de condição, mas não agiram. Nem atualizar um currículo profissional e enviar para uma possível vaga foram capazes.

Tem aqueles que ainda dizem simplesmente para si próprio: “ Eu não tive a intenção de ferir ninguém”. Isso não passa de uma desculpa para não se sentirem culpadas pelo mal que causaram.

É como se tornar crianças dizendo: “Ah… Mas eu não queria que fosse assim”. Como se dessa maneira o mal causado se tornasse menor ou menos nocivo.

Quero finalizar nosso encontro de hoje, provocando mais uma reflexão.

Palavras isoladas são para covardes, que fogem e se escondem. Apenas os corajosos são capazes de uma ação realmente concreta. Portanto, coragem tem a ver com ação, com enfrentar as dificuldades de frente.

Se você gosta de alguém… Mostre! Tenha atitudes amorosas. Seja atencioso, respeite, proteja, acalente. Torne-se presente. Olhe de verdade para essa pessoa, perceba a sua existência, coloque-se no lugar dela.

Tente perceber o que ela pode estar sentindo e tente agir da melhor forma que puder. Não se esconda atrás de suas palavras. Palavras “bem ditas“, são as que veem acompanhadas de atitudes.

Sigmar Sabin – Professor e Aprendiz da vida – sigmarsabin@bomdiahoje.com.br

2 Responses to Suas Atitudes Valem Mais Que Suas Intenções

  1. GrandesParceiros!!!

    Esta mensagem é válida e atemporal…isto é, sempre será verdadeira!!!

    De que valem os desejos…as vontades…se ficarmos só aí…!!!!
    Temos que nunca nos esquecermos “querer é poder”!!!!

    E para se poder algo…não basta só a intenção…devemos agir em função desta vontade…e temos que nos planejar…analisar recursos disponíveis…ganhos almejados versus perdas possíveis…consequências dos nossos atos, em função dos nossos desejos…enfim, “querer é poder e para realizarmos nossos objetivos…metas…temos que atuar e sabermos como…porquê…quando…com o que…para que…com quem…quanto…”!!!

    E tudo o que eu compartilho com vocês…é fidedigno e válido, pois são pessoas…Autoridades no tema abordado…que são coerentes entre o “querer …poder e fazer”!!!

    E quando recebo mensagens do espaço da cidadania…ou da secretaria Estadual dos direitos da Pessoa com Deficiência… ou do Prof. Saulo cesar Paulino e Silva…ou de Tom coelho…ou de Rubens fiuza…ou da dra. Luciana galvão.. do Amselmo Letti; ou do Mário – from CADEVI… ou da Profa Nazareth…e de Julio – Marduke seguros… ou de outros amigos…conhecidos…e eu só compartilho se acreditar na coerência destes ” remetentes”!!!!!
    enfim, são mensagens coerentes e de pessoas…Organizações…Entidades…que pregam valores humanos e atuam nesta mesma linha…são extremamente…coerentes!!!

    E se esqueci de mencionar alguma fonte de mensagens que recebo…e compartilho com vocês…é porque já são cinquentinha e quatro anos de vida…!!! risos

    E o centro de apoio ao defivisual – o CADEVI é “façam o que dizemos E FAÇAM O QUE FAZEMOS”!!! O mesmo existe na INnst. LARAMARA para Pessoas com Defivisual; na ADD – As. dEsportiva da deficiência…ou do inst. Padre chico… ou da aBTd… !!! E meu curso de Pós…semrpe foi baseado em fontes clara…seguras…reais…e tenho certeza que valeu demais… e continuará valendo por muitos e muitos anos!!!

    A AAPSA É esta mesma linha de “falar e atuar em coerência”…e por isto admiro tanto estas pessoas…pois Entidades…Organizações…são formadas por pessoas e estas pessoas só devem ser ouvidas…seguidas…só devemos acreditar no que falam…se percebemos e constatamos que existe a ação ligada à intenção!!!

    Jamais esquecerei uma frase que ouvi ou li uma vez, que dizia: “um sonho sem planejamento…é passatempo”!!!

    é isto aí!!!!

    Vamos conhecer…analisar…checar…baseados em fatos e não em versões…e assim investiremos nossa energia… nosso tempo em palavras…idéias …concepções…legítimas e válidas!!!

    É isto aí!!!

    Boa leitura e gratíssima, Profa Rita Alonso pelas suas mensagens…que deixei por último, para enfatizar que tudo o que você me envia é confiável e tem valor …em termos de eu enviar para quem é importante para mim e são idéias úteis e importantes…para todos nós…seres humanos que fazemos a Sociedade…nosso bairro…cidade…estado…país…mundo acontecer!!!

    Com nossas limitações…pois se fôssemos os “donos do mundo”…a vda não teria graça!!!

    Excelente leitura e

    Grande abraço,

    Lilian Cury
    Facilitadora de Proj. de Inclusão e Programas de t&D
    Coordenadora pela AAPSA – Grupo GPD
    Aluna e Colaboradora do CADEVI
    Pós-Graduada em Tecnologia Assistiva pela Fac. de Medicina do ABC e Fundação Sto. André

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *