Técnica Agiliza Leitura

Diariamente, 20 milhões de palavras com informações são apresentadas em livros, relatórios, pesquisas, estudos, veículos de comunicação, entre outros. Um leitor é capaz de ler 1.000 palavras por minuto (a média é de 150) e necessitaria de 45 dias para ler tudo, considerando 8 horas diárias de leitura. Tudo isso, só para dar conta de ler o que foi gerado durante 24 horas.

“Apesar de todo avanço tecnológico, pouco se avançou na leitura”, comenta Huaras Duarte, especialista em fotoleitura. Essa técnica, que vem do termo em inglês PhotoReading, permite minimizar drasticamente o tempo de leitura sem perder a capacidade de entendimento das informações recebidas.

“Isso só é possível quando vemos a leitura por outro prisma, através de um paradigma diferente, pois muitos dos problemas que temos com a leitura estão relacionados com a maneira como lemos”, completa Duarte.

Em seu livro “Fotoleitura: o Sistema Whole Mind”, o autor Paul R. Scheele, explica que a base da metodologia de aprendizado da fotoleitura é baseada em cinco passos: preparação; prever; leitura intuitiva; ativação e leitura rápida. Após a preparação, o leitor, para aplicar na prática, deve estar relaxado, escolher um objetivo, estimular o inconsciente e ativar a informação.

Em nossa sociedade atual, o sucesso e a sobrevivência de muitas empresas e indivíduos dependem da capacidade de localizar, analisar e usar a informação de maneira apropriada e rápida. Enquanto a tecnologia não avança a tal ponto que possibilite a personalização do recebimento de informações, os leitores precisam utilizar técnicas, como a fotoleitura, para tentar se adaptar à nova realidade.              Fonte: Portal HSM On-line

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *