Timidez Sem Problemas

Na reportagem Sou inibido, e daí?, a psicoterapeuta americana Marti Olsen Laney, autora do livro lançado recentemente no Brasil, A Vantagem do Tímido (editora Best Seller), diz que não é preciso vencer a timidez para ter sucesso no trabalho. Leia um trecho da entrevista que ela deu ao editor Marcos Gusmão

No dicionário de língua portuguesa “timidez” é sinônimo de “debilidade” e “fraqueza”.

A senhora, naturalmente, discorda disso, sim?

A timidez é confundida freqüentemente com a introversão, mas não são as mesmas coisas. A timidez é quase uma experiência universal de todos nós, pois introvertidos e extrovertidos podem ser tímidos, às vezes. As crianças tímidas de um ou outro temperamento têm um medo enfraquecedor de humilhação, de vergonha e de censura. Esse comportamento é adquirido com o tempo e pode ser corrigido com o aprendizado de habilidades sociais. A introversão é algo adquirido de nascença e impacta todas as áreas de sua vida, não apenas as habilidades sociais. Mas, também não a vejo como algo negativo.

Um profissional introvertido pode assumir um cargo de liderança e será um bom líder?

Sim, muitos profissionais que são introvertidos se tornam excelentes líderes. Eles se sobressaem em planejamento, estratégia e no gerenciamento de pessoas. Dois bons exemplos de tímidos que ficaraqm bilionários são Bill Gates, da Microsoft, e Warren Buffet, da Berkshire Hathaway.

Em quais departamentos de uma empresa o tímido tem mais chance de crescer: marketing, controladoria, vendas, RH, etc.?

Um introvertido terá sucesso em qualquer departamento contanto que ele possa usar suas virtudes e não desperdiçar toda sua energia. Alguns dos melhores homens de venda são introvertidos. Eles conseguem ouvir o que o seus clientes precisam. Mas é difícil para um introvertido ficar no balcão de atendimento lidando com muitos consumidores.

Como um tímido pode se sair bem numa entrevista de emprego?

Um introvertido precisa se preparar bem para uma entrevista de emprego. O melhor é fazer uma extensa pesquisa sobre a companhia e o cargo. Ele deve imaginar respostas e até treinar a entrevista com parentes e amigos. Sempre é recomendável que ele saiba decorado seus pontos fortes para enfatizá-los nas respostas. Ao chegar, deve ainda dar um aperto de mão firme e olhar nos olhos do outro ao falar. Pode ser bom elevar o tom de voz um pouco em sentenças mais curtas para manter a atenção dos entrevistadores.

O Curso de Certificação Internacional em Coaching destina-se a formar profissionais que desejam ajudar pessoas a aproveitar ao máximo suas habilidades para transformar possibilidades em realidade,  desenvolver capacidade de transpor obstáculos, caminhar para onde se deseja estar no futuro próximo e criar a melhor vida que se pode ter, de acordo com sua visão pessoal e seu ideal.  O Coaching cria consciência, potencializa a escolha e leva à mudança.

Coaching é uma ferramenta eficaz para transformar sonhos em realidade e alcançar alta performance.          Marcos Gusmão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *