Trabalho Em Equipe

A Whole Foods (www.wholefoods.com) é a maior rede de supermercados orgânicos dos Estados Unidos. Não é isso que a torna mais interessante, mas sim sua gestão. Ela é baseada em pessoas (colaboradores), meio ambiente, fornecedores, clientes, comunidade e acionistas.

Entre tantas ações originais, destaco algumas:

Limitação entre a diferença de salários do corpo diretivo e das equipes de atendimento nas lojas.

Porcentual do lucro anual destinado a ações de caridade.

Descentralização das

.

A equipe de cada loja é responsável pelas contratações de novos colaboradores.

As premiações por desempenho são realizadas pela equipe de cada loja.

Cada estabelecimento disponibiliza um livro com os salários de todos os colaboradores.

A reunião dessas ações, e a gestão delas, pode ser sintetizada em um conjunto simples de códigos e padrões que regulam a ação de cada indivíduo, equipe, departamento, filial, diretores e acionistas: o código de valores da Whole Foods. Ele é o grande segredo dessa rede de supermercados, que apresenta números impressionantes de crescimento e lucratividade. Só para você ter uma ideia, sua margem de lucro líquido atinge, com frequência, a casa dos dois dígitos, o que é muito alto para esse segmento do mercado.

Descrevo, a seguir, alguns mandamentos da cultura da Whole Foods:

-Vender somente o que há de melhor em produtos naturais e orgânicos.

-Satisfazer e encantar nossos clientes.

-Oferecer aos colaboradores condições para buscarem a excelência e a melhoria de vida.

-Gerar riqueza por meio do lucro e do crescimento.

-Preocupar-se com a comunidade e o meio ambiente.

-Desenvolver parcerias proveitosas (ganha-ganha) para nós e nossos fornecedores.

-Promover a saúde de nossos colaboradores por meio da educação alimentícia.

-O espaço de que disponho neste editorial é resumido.

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