Trabalho Em Equipe

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Equipes, equipes, equipes. De uma forma ou de outra, estamos sempre envolvidos em equipes. Na maior parte do tempo, pertencemos a um time no departamento, no setor ou na unidade de negócios. Pode-se notar que o trabalho em equipe faz parte do nosso dia-a-dia.

O trabalho em equipe pressupõe a existência de um equipe. E o que seria uma equipe? É um pequeno número de pessoas com conhecimentos complementares, comprometidas com propósito, meta de performance e abordagem comuns, e pelos quais se mantêm mutuamente responsáveis.

Para que haja harmonia neste grupo, é necessário, que se tenham normas bem definidas; objetivos e metas comuns, e seja almejado o mesmo resultado. Não pode haver equipes sem objetivos e metas de performance. Afinal as equipes estão para melhorar a eficácia organizacional. Não se trata de uma novidade para aproximar pessoas e aprimorar o clima da empresa. Embora isto deva ocorrer, não é o seu objetivo principal. As equipes se alinham as grandes metas organizacionais, as macroestratégias e a visão das equipes. Mas cada uma deve construir sua própria visão, com valores e crenças que todos partilhem. Deve ter sua missão dentro de um escopo mais amplo, universal, de forma a não limitar suas ações e a criatividade necessária para inovar.

A corrente funcionalista explica muito bem a idéia de trabalhar em equipe. Para esta corrente, cada integrante (parte) possui uma função, é todos juntos fazem com que esse grupo (todo) funcione em harmonia. Fazendo uma analogia com o corpo humano, cada órgão tem a sua tarefa, mas se um órgão para de funcionar adequadamente, prejudicará a harmonia existente no corpo, ocorrendo um desequilíbrio em todo o sistema. Pode-se observar que para trabalhar em equipe ocorre a interdependência entre os integrantes, sendo importante a confiança e um bom relacionamento interpessoal.

” Sem competências individuais bem distribuídas, basta uma maçã estragada para arruinar o trabalho da equipe”.

Neste trabalho, é fundamental que todos os integrantes tenham ética, pois irá garantir comportamentos de respeito e solidariedade, atribuindo qualidade aos relacionamentos. Além disso, é preciso, que o grupo cultive a prática do diálogo como forma de propiciar a interação de pessoas de pensamentos diferentes, a aprendizagem coletiva, o crescimento individual e a circulação do conhecimento.

Vale ressaltar que a cooperação é um outro item de grande valor neste trabalho. A cooperação tem que substituir a competição interna. Conflito sim, pois provoca crescimento entre as pessoas diferentes, pela prática do melhor diálogo, mas confronto não porque estabelece pela discussão a derrota de um para que o outro saia vitorioso.

A solidariedade e a coesão também tem um grande valor no trabalho em equipe, pois quanto mais coeso, mais os integrantes se sentem fortemente ligados a ele, provavelmente não violarão suas regras. É importante ressaltar que a submissão não pode paralisar a criatividade e a inovação, limitando o desempenho da equipe.

Todo grupo é composto por diferentes indivíduos, sendo importante estar consciente das diversas maneiras como influenciamos e distorcemos as informações sobre o outro e o ambiente que nos cerca. Por isso é fundamental ter a capacidade de se colocar no lugar do outro, facilitando a compreensão dos suas atitudes, dificuldades e desejos (empatia). A equipe será mais produtiva quanto mais inteligente for, quanto melhor tiver consciência de suas emoções e souber lidar com elas.

Qual é a importância em trabalhar em equipes? Em primeiro lugar, elas rompem a rigidez hierárquica das empresas baseadas em compartimentos, facilitando o processo de comunicação interna; as equipes reúnem conhecimentos de várias áreas, aproximando pessoas diferentes, proporcionando a todas crescimento; através do grupo, o conhecimento flui melhor, e para que haja um bom fluxo, o conhecimento tem que rolar para encontrar outro e produzir um terceiro (só assim há inovação); o trabalho em equipe proporciona o despertar do líder que há em cada pessoa, criando oportunidades de exercício da liderança; e por fim neste trabalho gera comprometimento, cooperação, aprendizagem e transformação.

Qual a diferença entre grupo de trabalho e trabalho em equipe? Bom, o primeiro possui um líder formalmente definido (autoritário), cada integrante representa o seu setor, defende o seu espaço e se manifesta em nome dele, nota-se um comportamento individualista; segue diretrizes e metas organizacionais; sempre visando os produtos de trabalhos individuais; realiza reuniões formais, buscando eficiência; avalia-se a partir dos resultados da organização e discute, decide e delega implementação. Os integrantes não tem a possibilidade de dialogar sobre o assunto e chegar numa conclusão comum nem mesmo dar opiniões ou realizar críticas.

Agora o trabalho em equipe existe uma liderança compartilhada (democrática); os indivíduos se integram à equipe e procuram agregar conhecimentos; há a imposição de suas próprias metas; visa o produto de trabalhos coletivos; estimula-se nas reuniões o diálogo, praticam-se dinâmicas para solução de problemas; tem avaliação direta de seus produtos e por último dialoga, decide e implementa ações em conjunto. Nota-se que, o mesmo proporciona o estímulo nos integrantes de otimizar os seus conhecimentos, visto que o crescimento e o desenvolvimento da equipe torna possível o aperfeiçoamento dos integrantes como também na própria organização.

Os críticos do trabalho em equipe afirmam que decidindo em grupo a responsabilidade é diluída, ninguém assume quando a coisa não dá certo. Isso não é verdade quando se trata de uma equipe autêntica. Ela é avaliada coletivamente pela empresa. Todos sentirão quando os resultados não forem satisfatórios e suas metas não cumpridas. O nível de contribuição individual será avaliado pela própria equipe.

Pode-se perceber que o trabalho em equipe é fundamental para o desenvolvimento e o sucesso profissional do indivíduo e para o crescimento da organização. Então para saber trabalhar em equipe é necessário, respeitar o próximo como ser humano; saber ouvir o colega; ter um espírito de cooperação; compartilhar idéias e respeitar a opinião do próximo. Uma equipe é como uma família, tendo que se manter unida com respeito, honestidade, confiança para que seja possível a realização de um trabalho eficaz, criativo e de qualidade.

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