Tudo O Que Você Queria Saber Sobre Dinâmicas…Mas Não Tinha A Quem Perguntar

-As dinâmicas de grupo costumam fazer parte dos processos de seleção de candidatos. Geralmente elas não são eliminatórias – servem para que a empresa conheça características do indivíduo e o seu comportamento em equipe. Tire agora todas as suas dúvidas a respeito desse instrumento de seleção:

Em que fase da seleção ocorre a dinâmica de grupo?

Depois da triagem inicial dos currículos e dos testes. Pode ser aplicada antes ou depois das entrevistas, e sempre antes da última entrevista individual.

Como é realizada?

São chamados grupos de cerca de 10 participantes. A duração varia, mas costuma ser de duas horas. São propostas diversas atividades em que o grupo precisa expor aspectos pessoais e profissionais.

Como devo agir?

Com sinceridade, espontaneidade e ética. Mas vale lembrar que a sinceridade, nessa situação, tem limite (use o bom senso ao dar as respostas para não perder a oportunidade).

Extrovertidos têm mais chances?

Depende do perfil da vaga, mas, em geral, acabam se dando melhor durante as dinâmicas porque têm facilidade de expor suas opiniões. Os tímidos podem se dar bem procurando informações sobre a empresa e treinando formas de se expor em uma situação em grupo. Não adianta fingir que você não é extrovertido. O ideal é achar saídas para minimizar o obstáculo.

Os candidatos deixam de ser naturais?

Como é uma situação de competição e de avaliação explícita, é realmente difícil manter a naturalidade. Mas os exageros são facilmente percebidos pelos selecionadores.

Na dinâmica, um candidato “puxa o tapete” do outro? Como evitar isso?

Mesmo sem essa intenção “escancarada”, é isso o que muitos tentam fazer. O candidato que se sentiu atingido deve expressar, com educação, que isso o incomodou. Não se deixe intimidar por atitudes exageradas dos “colegas”.

O selecionador percebe quem está fingindo? Como?

O candidato que mascara situações ou comportamentos geralmente cai em contradição, e é fácil de ser notado.

O que responder quando perguntam meus pontos negativos?

Pergunte, por exemplo, quais são os pontos negativos que a empresa é contra e então aponte quais deles fazem parte de sua personalidade. Outra forma é apresentar as características pessoais que você precisa desenvolver a curto prazo. Ou ainda, citar características suas que sejam negativas mas aproveitáveis, como o perfeccionismo. Lembre-se: sinceridade também tem limite na auto-avaliação.

O que dizer no momento da apresentação individual?

Fale como você é, como reage frente às situações, como se vê em grupo, quais são suas expectativas e seus planos para o futuro.

Devo mudar de acordo com o cargo ou a empresa pretendida?

O comportamento e os valores, não. A estratégia para alcançar o objetivo é que pode ser mudada.

destaca-se na dinâmica quem…

– sabe ouvir a equipe

– divide papéis

– organiza e planeja antes de executar a tarefa

– coloca suas idéias e valores de maneira clara e objetiva

– expõe suas opiniões com segurança, baseadas em dados fundamentados

perde pontos na dinâmica quem…

– não participa das atividades

– mostra arrogância

– “atropela” o grupo

– finge comportamento

Juliana Ricci

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *