Um 2009 Feliz – Só Depende de Você!

Que tal ter um pequeno manual para um ano novo mais feliz? Será que isso existe?

É claro que não temos uma receita de bolo, pronta para você se tornar mais feliz num passe de mágica. Mas temos algumas regrinhas que ajudam muito a melhorar a sua vida.

Saiba, em primeiro lugar, que a felicidade começa com a sua pré-disposição em ser feliz. E depende basicamente de sua atitude perante a vida.

Por isso, neste momento de início de mais um ano, quero lembrá-lo de algumas ideias e atitudes simples, que tornarão a sua vida mais feliz:

A sua vida é uma jornada individual.

É você somente quem tem de vivê-la, e ninguém mais. Por isso, não espere que os outros decidam por você. Assuma a responsabilidade pelo que você cria na sua vida.

O perdão é fundamental.

Só que ele beneficia mais a quem o concede do que a quem o recebe. Perdoe sempre, até mesmo por coerência com a sua vontade de ser feliz.

Não nos cabe julgar a ninguém.

Não temos o direito nem condições suficientes para isso. Somente quem veste o sapato sabe onde ele aperta. Então, quem somos nós para dizer quem está certo e quem está errado? Seja sempre a mão amiga que ampara e nunca a mão que julga e castiga.

Nada é definitivo.

Em tudo há a chance de recomeçar. Deus sempre nos dá uma nova oportunidade de repensar nossas decisões. Por isso, não tenha medo de errar. Pior do que isso é nem mesmo tentar.

Ninguém nos engana nesta vida.

Somos nós mesmos que nos enganamos. Criamos expectativas irreais quanto às pessoas e nos decepcionamos quando elas não correspondem ao que desejamos. Aprenda a ver as pessoas como elas são e a aceitá-las e as respeitar dessa maneira.

Nada é por acaso.

Se vivemos certas situações difíceis, é porque elas nos foram dadas como oportunidades para aprender o que é necessário. Pratique a aceitação daquilo que você não pode alterar e treine para mudar as coisas passíveis de serem mudadas.

Saiba que tudo passa.

Seja bom ou seja ruim, tudo nesta vida passa. Nada dura para sempre. Por isso, alegre-se com as coisas boas e sofra o que for necessário sofrer, com as coisas mais difíceis e tristes. Mas apenas pelo tempo necessário. Não queira estender a sua alegria com algum fato além do que convém, nem arraste a sua tristeza por dempo demais. Porque, mais cedo ou mais tarde, tudo passará.

Ninguém tem o poder de fazer com que nos sintamos desta ou daquela maneira, se nós mesmos não o permitirmos.

Sentir é algo que pertence somente a nós mesmos. Portanto, traga novamente para si o poder de optar sempre por estar feliz, independentemente das dificuldades pelas quais esteja passando, ou das críticas que esteja recebendo.

Faça parte da “corrente da gentileza”.

Sendo gentil, você estimula os outros a serem gentis. E a onda se propaga e torna o mundo melhor para se viver. Ser gentil traz felicidade – para você e para quem recebe a gentileza. Seja gentil sempre.

O Amor supera todas as dificuldades.

É somente ele que conta, no balanço final. Quando existe Amor no seu Coração, quando o Amor é a sua motivação, qualquer possível dor em sua vida jamais será insuportável, as conseqüências dos seus atos jamais serão prejudiciais a quem quer que seja e as suas lições de vida serão sempre melhores aprendidas. Coloque Amor em tudo o que fizer.

E, já que tudo é uma questão da atitude que você toma, acho que é inútil desejar-lhe um Feliz 2009…

Em vez disso, vou torcer fanaticamente para que você faça de 2009 um ano feliz.

É óbvio que você pode! E nós sabemos disso.
Gilberto Cabeggi é escritor, autor do livro
“Todo Dia É Dia de Ser Feliz”, pela Editora Gente.

Quer ganhar o livro “Todo dia é dia de ser feliz”, de Gilberto Cabeggi, autografado pelo autor – e muitos outros excelentes livros? Clique aqui, cadastre-se gratuitamente no nosso site e concorra nos sorteios semanais.
Gilberto Cabeggi – gilberto.cabeggi@papolegal.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *