Uma Questão De Perspectiva

toque

Um homem trabalhava de sol a sol, plantando batatas. Em dado momento, cansado, limpou o suor com a manga da camisa e começou a lamentar consigo mesmo:

– Que vida dura essa! Batalhando aqui o dia todo, suportando o sol e a chuva, as variações do clima, para ganhar uma miséria.

Nisso, viu um ônibus e comentou com seus botões:

– Vida boa é a de motorista de ônibus; trabalha sentado, à sombra, viajando!

Nesse exato instante, o motorista do ônibus pensou, tristemente: vida sacrificada! Há quantos anos vivo de lá pra cá, de cá pra lá, sem parada, suportando a chatice de passageiros problemáticos! Olhou distraidamente pela janela do ônibus e viu um carrão. Vida boa é como a desse empresário que vai ali naquele BMW.

Naquele momento, o homem de negócios estava em seu automóvel matutando, amargamente: Que vida estafante! Trabalho 14 horas por dia, corro sem parar administrando interesses da empresa, da família, dos empregados e ainda sou tido como ambicioso, insensível!

Olhou ao alto, através da janela, e viu um avião a jato e ponderou: vida boa é como a do piloto desse avião; voando lá no silêncio das alturas…

Exatamente nessa hora, o piloto do jato, em sua cabina, divagava.

Não aguento mais esta vida! Voando sempre de um lado para outro, em meio a esta parafernália de instrumentos, sujeito a horários, sem liberdade para dispor do tempo desejável em cada cidade!

Dirigiu o olhar para baixo, meditativo, e viu um homenzinho lá embaixo arroteando um terreno para plantar batatas e afirmou convicto:

– Vida boa é a daquele lavrador lá embaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *