Vaidade Pode Garantir Renda Extra

Beleza: ganho para quem atende em domicílio depende do gerenciamento de cada profissional (Foto: Everton Lemos)

Para quem tem dúvida e ainda não sabe que carreira seguir, especialistas dão uma dica: o mercado de estética tem retorno certo. Do médico à manicure, a vaidade movimenta bilhões

O mercado da beleza movimenta bilhões no mundo todo. Em posição de destaque, o Brasil ocupa o segundo lugar, perdendo apenas para os Estados Unidos, na indústria cosmética e da beleza. Segundo a Associação Internacional de Medicina Estética (Asime), há pelo menos 4 mil clínicas especializadas no setor atuando no País.

No entorno de um mercado tão abrangente, a gama de possibilidades acompanha o setor na mesma proporção. São oportunidades para fisioterapeutas, esteticistas, massoterapeutas, cabeleireiros ou manicures.

´A partir do momento que um médico, por exemplo, faz uma intervenção mais profunda, o paciente tem que ir atrás de um outro profissional. O mercado está todo interligado´, explica o presidente da Associação Internacional de Medicina Estética para o Nordeste, doutor Fabiano Magacho. Ele ainda esclarece que algumas partes dos tratamentos ficam por conta desses profissionais. ´O esteticista realiza os procedimentos mais superficiais como aplicação de máscaras. Há a drenagem linfática que fica por conta dos fisioterapeutas, mas que massoterapeutas também fazem´, conta ele.

E para ficar com uma fatia desse mercado, é preciso estar devidamente preparado. Foi o que fez a massoterapeuta Laila Oliveira, 22 anos. À procura de uma oportunidade e incentivada pela mãe, ela apostou no curso de formação do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). ´Comecei a me dedicar, treinar e acabei me identificando. Depois, achei que não ia me dar bem e comecei a investir mais na área de estética´, conta Laila, que fez a publicidade boca-a-boca de seu trabalho e, hoje, realiza ´Quick Massage´ – massagem rápida – em dois bancos e ainda arruma tempo para atender em domicílio. ´Em 2008 eu quase não parei. Trabalhei o ano todo´, conta a massoterapeuta.

Segundo o coordenador do Núcleo de Saúde e Estética do Senac, Inaldo Araújo, o mercado é promissor e possui uma demanda considerável. Os rendimentos, de acordo com o coordenador, são relativos, pois dependem de como o profissional irá gerir seu negócio. ´Se a pessoa faz um atendimento domiciliar, a sessão de 1 hora pode ficar no valor de R$ 40 a R$ 50´, comenta o coordenador.

O preço da vaidade

Embora alguns ramos ganhem impulso em determinadas épocas do ano – como salões de beleza que ganham mais movimento em dezembro, o mercado da estética parece não passar por crise. ´Nós temos uma fila de 300 pessoas esperando o curso de cabeleireiro, mas nossas turmas são de apenas 20 pessoas e oferecemos apenas 2 ou 3 turmas´, conta a coordenadora do Núcleo de Imagem Pessoal e Moda do Senac, Eveline Costa. Segundo a coordenadora, atualmente, os profissionais estão buscando suas especializações.

´Visagismo é um curso que agrega ao cabeleireiro. É ele quem vai determinar a cor do cabelo, qual o melhor corte para a pessoa conquistar seu objetivo com a aparência´, conta Eveline Costa.

Embora não revele valores, a coordenadora garante que o setor tem retorno garantido. ´No caso do visagismo, não é um serviço barato, pois demanda tempo. Há um estudo, uma dedicação em cima da imagem da pessoa. Uma juíza, por exemplo, não pode ter o cabelo cheio de mechas por ter um emprego formal ´, conta ela. E para quem deseja o serviço, paga-se um preço – geralmente alto.

Técnicas Para Beleza

Bambuterapia
Massagem feita com bambu, originária da França. Técnica é associada a óleos quentes e possui efeito drenante, sendo utilizada junto a outros tratamentos.

Drenagem linfática
Massagem que trabalha o sistema linfático, estimulando-o de forma rápida, movimentando a linfa até os gânglios linfáticos. A técnica foi desenvolvida em 1932 pelo terapeuta dinamarquês Edil Vodder.

Shiatsu
Modalidade de terapia corporal que tem como essência o toque manual sobre a pele. O objetivo da técnica é tratar ou prevenir doenças pela estimulação dos mecanismos de recuperação naturais do corpo.

Mais Informações – SENAC CE – Endereço: Avenida Tristão Gonçalves, 1245, Centro – Fortaleza – Telefone para contato: (85) 3452-7005 – site: www.ce.senac.br

 

Fonte : Diário do Nordeste

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *