A Vida no Evangelho de São João

Motivação:

– Refletir e rezar sobre o valor da vida;

– Perceber como Deus ama e quer muita vida para todos (Jo 10,10)

– Sentir como o pão dá a vida, quando é partilhado (CF85);

– Querer relações de justiça entre pessoas, classes, povos, para que ninguém fique à margem da vida (Jo 10,15)

Introdução:

– Apresentação: Nome – Procedência – por que veio? (Criar ambiente de grupo e de confiança mútua)

– Levar os Jovens a desejaram momentos fortes de diálogo com Deus e de confronto com a sua Palavra. Escutar a resposta de Deus. Sentir a importância do momento que está vivendo.

– O que é mesmo um retiro? Diferenciá-lo de um simples encontro. Clima de silêncio. Ambiente físico favorável. Propostas de caminhada para os dois dias: programação geral do retiro.

Textos Bíblicos:

O cego de nascença (Jo 9,1-41);

Samaritana (Jo 4,1-42);

Nicodemos (Jo 3,1-21);

Bom Pastor (Jo 10,1-21)

Multiplicação dos Pães (Jo 6,1-13 e 35-65)

Desenvolvimento

Convém dar uma breve explicação do texto de Jo 9,1-41: quem pecou – dia e a noite – Siloé – Sábado – a Sinagoga, etc

1º Identificar

– Cegueiras e conflitos pessoais, na família, no grupo, na comunidade (reflexão pessoal, escrever).

– Iluminação e confronto dessa realidade com o episódio evangélico “O cego de nascença” (em grupos pequenos: preparar um roteiro, atitudes dos discípulos de Cristo, do cego, dos pais, dos fariseus).

– Partilha no grande grupo – oração

Reflexão:

O Cego de Nascença vive seu problema pessoal de forma resignada e acomodada. É acusado por Jesus. Toma consciência do que se passa e de sua identidade: “Sou eu mesmo”. De repente se vê metido num conflito com os fariseus que ameaçam expulsá-lo da sinagoga (comunidade). Tenta fugir do conflito: permanecer cego teria sido até mais fácil. Os pais, de medo, dão jeito de cair fora. O cego vê-se desafiado a se posicionar: ao lado de Jesus, o que lhe traz riscos e perseguições; ou ao lado dos fariseus, que permanecem na cegueira e condenam Jesus. Finalmente assume a fé em Jesus Cristo e dá um corajoso testemunho que lhe vale a explusão. Embora perseguido, sente-se livre para uma nova dimensão de vida.

2º – Identificar conflitos sociais:

– Situações de cegueira, que geram miséria, fome, desemprego, marginalização e morte de grandes grupos sociais. Identificá-los.

– retomada do texto bíblico (cego de nascença). Leitura dialogada, para maior compreensão

 

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